A partir de outubro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), dará início ao monitoramento semanal da balneabilidade em 238 pontos do programa. As coletas em Florianópolis e Balneário Camboriú ocorrerão três vezes por semana até março, encerrando a temporada de verão. Desde abril, o IMA realiza coletas mensais.
As coletas iniciais da semana acontecerão nas segundas e terças-feiras em todos os 238 pontos monitorados. Nas quartas-feiras, haverá uma nova coleta em locais como Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Camboriú (Praia Central) e na Rota Norte de Florianópolis (incluindo praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê).
Na quinta-feira, a segunda coleta será realizada em pontos de Itajaí, Penha, Navegantes, Governador Celso Ramos, além de repetir a coleta em Balneário Camboriú e na Rota Norte de Florianópolis.
Como acessar os resultados
Os resultados poderão ser consultados no site do IMA, onde é possível verificar as “bandeirinhas” de cada ponto de coleta no mapa. O site também oferece um menu histórico e uma área de pesquisa para acessar informações como datas, horários, condições do vento e maré, entre outros dados registrados durante as coletas.
O laboratório do IMA emitirá relatórios às quartas-feiras (referentes à primeira coleta de todos os 238 pontos), às quintas-feiras (com os resultados da segunda coleta realizada na quarta-feira) e às sextas-feiras, quando será apresentado um balanço semanal com os dados da coleta de quinta-feira. Às sextas, o IMA divulgará um resumo consolidado da semana.
Quando uma praia é considerada imprópria?
A qualidade da água é avaliada com base na concentração da bactéria Escherichia coli, que indica contaminação fecal. De acordo com o IMA, um ponto é considerado impróprio quando mais de 20% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, apresentam mais de 800 Escherichia coli por 100 mililitros, ou quando, na última coleta, o resultado ultrapassa 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.