Não faltou luta ao AV 13, mas a superioridade azul e branca e a vantagem conquistada no primeiro jogo fizeram a diferença na grande decisão. Invicto, o União é campeão do Campeonato Municipal de Futebol Amador da Série A de 2019. Foi a quarta vez na história que o clube da localidade do Porto da Itinga fica com o título.
No último sábado, 27, com o estádio Cornélio Martins tomado por torcedores e apaixonados pelo futebol, o empate de 0 a 0 com o valente time do AV 13, que soube valorizar o título do União.
Jogo muito disputado
Os primeiros minutos do jogo foram de muita disposição, luta, garra dos jogadores no gramado do estádio Cornélio Martins, e de muita festa das duas torcidas. Mas foi o AV 13 quem chegou mais forte. Afinal, o time precisava fazer dois gols para ser campeão sem precisar dos pênaltis.
Saulo quase abre o placar
Foi dos pés do jogador Saulo que por pouco o AV 13 não abre o placar no início da partida. O lateral apareceu sozinho na frente de Alagoano, chutou rasteiro e o goleiro do União fez uma linda defesa.
Pênalti desperdiçado
Mas aos poucos, o União foi equilibrando as ações e chegou a envolver o AV 13. O técnico Biriba apostou em um time ofensivo, que acabou dando resultado logo no primeiro tempo. Após uma boa jogada individual de Guilherme, que foi eleito o melhor jogador da final. O meia tentou passar por dois marcadores e acabou sendo derrubado dentro da área. Pênalti muito bem marcado pelo árbitro Oscar Cruz. Luiz Henrique foi para a cobrança, mas o volante chutou para fora, desperdiçando a chance de abrir o placar em favor do time da casa.
Quase!
Se por um lado o União assustava, por outro também era ameaçado. Em dois lances de perigo, Cassiano chutou rasteiro e fez o goleiro Junior Doriva, do AV 13, realizar uma grande defesa. No último lance de perigo do primeiro tempo, Emerson Marques tentou de longe e Alagoano teve que trabalhar e evitar o gol do AV 13.
Segunda etapa equilibrada
No segundo tempo, o União tentou um abafa inicial, mas não encontrou muitos espaços na defesa do AV 13. Apesar de tentar uma pressão, o time visitante não conseguiu furar o bloqueio rival e precisou chutar de longa distância.
Na trave!
O AV 13 mostrou sua força num lance de puro perigo. Após uma disputa de bola próxima a meia lua de ataque, o lateral Saulo chutou de fora da área. A bola foi caprichosamente no travessão do goleiro Alagoano. Por muito pouco Saulo não marca um golaço e o AV 13 tira o zero do placar.
Mas o time da casa deu o troco com Cassiano. O meia chutou de fora da área, a bola passou perto da trave, assustando o goleiro Júnior Doriva.
Muito equilíbrio em campo
A sequência da partida mostrou um duelo que continuava bastante equilibrado, com o União apostando em uma marcação alta para surpreender os visitantes. Mostrando um time com muitas opções no ataque, o técnico Biriba viu seu time ter boas oportunidades com Tiaguinho e Cassiano, mas as chances não foram aproveitadas. A resposta do AV 13 veio em escanteio de Zé Paraná para Ruy, que cabeceou sobre a trave do goleiro Alagoano.
União é tetra
O União continuava na busca do gol. Em dois lances, uma com Tiaguinho e outra com Emerson Catuto, o time da casa por pouco não abriu o placar. Mas o AV 13 sempre dava a resposta. Desta vez, novamente com Ruy, que chutou de fora da área, mas Alagoano amorteceu e, em seguida, pegou firme.
Patrick teve a grande chance de marcar para o União, quando apareceu livre na área. Mas o atacante tentou por cima do goleiro Júnior Doriva e a bola foi para fora.
Os donos da casa, a partir dali, conseguiram segurar a vantagem e, mesmo com três tentativas de pressão dos visitantes, saíram vencedores e com o título de melhor time de Tijucas em 2019.
Ficha técnica
União 0 x 0 AV 13
Data: 27/07/2019
Hora: 15h
Local: Estádio Cornélio Martins – Porto da Itinga
Cartões amarelos: Rodrigo (AV 13)
Árbitro: Oscar Cruz
Auxiliares: Juliano de Pinho e Marcos Faustino
União: Alagoano, Reginaldo Maninho, Peixinho Jéferson Negão e Marivaldo. Luiz Henrique, Catuto, Daniel Bokita (Rodrigo) e Guilherme. Patrick (Andrezinho) eTiaguinho (Reinaldo Maninho). Técnico: Vilson Pedro Felipe, o Biriba.
AV 13: Júnior Doriva, Matheus Figueredo (Jonathan), Leandro Vaz, Vitor e Saulo. Mathews Oliveira, Emerson, Ruy e Zé Paraná e Maia (Joel). Técnico: Bibí Telles.
Números do União na competição deste ano:
Jogos: 18
Vitórias: 13
Empates: 5
Derrotas: 0
Gols pró: 62
Gols contra: 14
Títulos: 04 – anos de 2005, 2010, 2012 e agora em 2019
Todos os campeões desde 1991:
2019 – União Esporte Clube
2018 – Esporte Clube Renascença
2017 – Esporte Clube Renascença
2016 – Esporte Clube Renascença
2015 – Esporte Clube Renascença
2014 – Associação AV 13 Esporte Clube
2013 – Associação Itinga Esporte Clube
2012 – União Esporte Clube
2011 – Associação Esportiva XV de Novembro
2010 – União Esporte Clube
2009 – Associação Itinga Esporte Clube
2008 – Associação Itinga Esporte Clube
2007 – Associação Itinga Esporte Clube
2006 – Timbé Futebol Clube
2005 – União Esporte Clube
2004 – Esporte Clube Renascença
2003 – Joaia Esporte Clube
2002 – Joaia Esporte Clube
2001 – Esporte Clube Renascença
2000 – Joaia Esporte Clube
1999 – Esporte Clube Renascença
1998 – Esporte Clube Renascença
1997 – Joaia Esporte Clube
1996 – Esporte Clube Renascença
1995 – Sociedade Recreativa XV de Novembro
1994 – Esporte Clube Renascença
1993 – Esporte Clube Renascença
1992 – Joaia Esporte Clube
1991 – Esporte Clube Renascença
Informações: FME
Foto: Bola do Vale