O conjunto musical mexicano RBD retornou ao Brasil após um intervalo de 15 anos para apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em meio a uma multidão de admiradores, fãs de Santa Catarina embarcam em jornadas extraordinárias para realizar o sonho de entoar as músicas que marcaram uma geração junto com os artistas.
Maria Clara Lima, uma estudante de 22 anos de Florianópolis, é um exemplo desse entusiasmo. Ela partiu nesta quinta-feira (9) em direção ao Rio de Janeiro, onde o grupo realizaria o primeiro de seus oito shows no país. Nem as altas temperaturas nem as longas filas conseguiram impedir que ela realizasse seu sonho. No mesmo dia, o Rio de Janeiro registrou uma temperatura máxima de 38,7°C.
“Sou fã desde a infância. Comecei a ouvir as músicas por influência de familiares; minhas primas e primos eram grandes admiradores e assistiam à novela”, conta Maria Clara. Ela estará presente no show desta sexta-feira (10), que foi anunciado como uma data extra no Rio de Janeiro. A busca por ingressos, acompanhada por uma amiga, foi intensa e incluiu até mesmo uma fila de espera virtual. Desde então, ela já separou as peças do uniforme clássico do Elite Way, a escola fictícia frequentada pelos personagens na novela Rebelde: botas de cano longo, camisa branca e gravata vermelha.
As músicas, originalmente em espanhol mas que ganharam versões em português, tornaram-se um fenômeno. Mesmo para aqueles que não entendiam as letras, como Maria Clara, a contagiante energia das músicas era irresistível.
“Fiquei muito triste com o fim da banda”, diz a estudante. O grupo encerrou suas apresentações em 2008, quando realizou sua última turnê no Brasil. A tão esperada reunião, intitulada “Soy Rebelde”, foi anunciada no início deste ano.
Com o retorno anunciado, as músicas do grupo, composto por Dulce Maria, Maite Perroni, Anahí, Christian Chávez e Christopher Uckermann, voltaram a ocupar as plataformas de streaming. Maria Clara destaca que o álbum de estreia da banda, “Rebelde” (2004), foi o mais ouvido por ela naquele ano.
As apresentações estão agendadas para:
- 9 e 10 de novembro – Estádio Nilton Santos (Engenhão) – Rio de Janeiro
- 12 e 13 de novembro – Estádio do Morumbi – São Paulo
- 16, 17, 18 e 19 de novembro – Allianz Parque – São Paulo
A cidade de Meleiro, no Sul catarinense, que atualmente possui 7 mil habitantes, tem um lugar especial na história do RBD. Em 2007, durante sua passagem pelo Brasil, a banda realizou um show lá. Na mesma época, em São Paulo, o grupo reuniu 3 mil pessoas em um show, praticamente a metade da população atual da cidade catarinense.