A ansiedade e o nervosismo marcaram a noite do último sábado (21), durante o desfile de escolha da Beleza Negra 2015, no Clube 13 de Maio. As vencedoras foram Maria Eduarda de Souza Machado de 14 anos, que venceu em 1º lugar, Cris Silva, 30 anos, vencedora do 2º lugar e Bruna Vieira, 16 anos, 3º lugar. Ao todo, foram oito candidatas.
O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Identificação da Cultura Afro Brasileira de Tijucas, com apoio total da Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, fez parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.
Para a secretária municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos Claudia Beatriz Venâncio, o desfile teve como objetivo, eleger a mais bela negra de Tijucas e valorizar assim a cultura afro em nossa cidade. “Celebrar a Semana da Consciência Negra é valorizar e reconhecer a importância da cultura afro na nossa cidade. O concurso também é uma forma de reconhecer a força da mulher negra, que diante de todas as dificuldades, luta para conquistar maior espaço na sociedade, acabar com as diferenças e o preconceito” – disse a secretária.
O concurso contou com um corpo de jurados composto por moradores de outros município da região, ligados aos movimentos da cultura afro e mantinha requisitos como beleza, vestimenta, simpatia e escolaridade.
Esta foi a segunda edição do Concurso da Beleza Negra de Tijucas, que já conquistou muitos simpatizantes.
Durante todo o ano, o Conselho Municipal de Identificação da Cultura Afro Brasileira de Tijucas realiza uma série de ações voltadas ao tema, ações estas que se intensificam durante a Semana da Consciência Negra.