Mais uma vez, Joinville celebra o título de “Cidade das Flores”, com o início da 84ª Festa das Flores, que está sendo realizada até o dia 17 de novembro (domingo), na Expoville. Este ano, o evento traz como tema “Viva o grande espetáculo da nossa cidade”.
Realizada na manhã de terça-feira (12), a Solenidade de Abertura da festa foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais e federais, empresários, lideranças de entidades setoriais e comunitárias, orquidófilos da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e de outros municípios da região, convidados, imprensa e a comunidade.
Estiveram presentes o prefeito de Joinville Adriano Silva e a primeira-dama Bianca Mazon Silva, a senadora Ivete Appel da Silveira e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.
“A Festa das Flores de Joinville é uma das mais antigas do Brasil, uma das mais tradicionais e uma das poucas do mundo realizada em espaço fechado com paisagismo organizado. Além disso, são mais de 300 expositores que comercializam flores, plantas e outros produtos. Fica o nosso convite para todos os joinvilenses e público da região visitarem a nossa Festa das Flores que está lindíssima”, reforça o prefeito Adriano Silva.
Como momentos especiais que valorizam a cultura e a arte da cidade, a abertura teve a participação especial do Grupo Danças Populares Brasileiras da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e apresentação de um quarteto de instrumentos de sopro do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira.
Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Joinville em 2023, a Festa das Flores de Joinville é parte da história e da cultura da cidade. Além de preservar a tradição do cultivo de orquídeas, o evento se renova a cada ano, atraindo cada vez mais público de diversas regiões do Brasil e do exterior. Neste ano, além dos visitantes locais, a festa estima receber cerca de 400 caravanas.
Homenagem ao patrono
Homenageado como patrono da 84ª Festa das Flores, o empresário Ovandi Rosenstock, diretor-presidente e um dos fundadores da Schulz S/A, também foi uma das presenças marcantes da solenidade de abertura, acompanhado por seus familiares e amigos.
Assim como o cultivo de orquídeas e a Festa das Flores fazem parte da identidade da cidade, a Schulz é um ícone e ajuda a projetar Joinville em âmbito mundial, como um dos maiores polos industriais e tecnológicos do Brasil.
Declarando-se honrado com a homenagem recebida, Ovandi Rosenstock reforçou que a tradição das flores também está presente em suas empresas.
“É um orgulho para mim estar presente neste momento especial. A Festa das Flores é um símbolo de Joinville e, assim como na festa, o cultivo de orquídeas também se reflete na cultura da nossa empresa. Ter flores ajuda a acalmar a alma”, declara o patrono.
Premiação das campeãs
Todo amor, técnica e cuidados que os orquidófilos dedicam às suas plantas ao longo de anos, podem ser reconhecidos e premiados no Concurso de Plantas da Festa das Flores de Joinville.
Antes de o evento abrir ao público, uma comissão formada por membros da AJAO e orquidófilos convidados tem a difícil missão de eleger as mais belas entre as milhares de plantas que compõem a exposição da Festa das Flores. Os quesitos avaliados incluem forma, tamanho, cor e variedades, saúde da planta e espécie mais rara.
Entre as diversas categorias, os prêmios principais são o de Melhor Planta e Melhor Laelia purpurata que elege a mais bela orquídea símbolo de Joinville e do Estado de Santa Catarina.
Neste ano, a Laelia purpurata campeã pertence ao do orquidófilo Fransua Albino, do município de Tijucas (SC). Já a orquídea Vanda do orquidófilo Wilson Quandt, associado da AJAO, conquistou o título de Melhor Planta.
De acordo Jakson Zandonai, presidente da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO), os orquidófilos se dedicam ao cultivo das mais belas plantas e presenteiam o público com um espetáculo de cores e formas que pode ser contemplado na Festa das Flores.
“Para este ano, a AJAO preparou um cenário diferente, com novas propostas no espaço de circulação e na iluminação. Tudo com muita vida, cores, lindas orquídeas, flores e plantas ornamentais. Um incentivo ao cultivo de orquídeas e ao título de Joinville de ‘cidade das flores’”, afirma o presidente.
A 84ª Festa das Flores ocorre de 12 a 17 de novembro, na Expoville. O evento é realizado pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO), em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).