O Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Bravo 09 de Nova Trento segue com os trabalhos de atendimentos aos municípios do Vale do Rio Tijucas.
Localizado em anexo ao Hospital Nossa Senhora da Imaculada Conceição, os principais tipos de ocorrências que atendem são basicamente acidentes de trânsito e atendimentos clínicos (pacientes acamados, com enfermidades já em tratamento, porém agravados no momento do acionamento). “Mas também atendemos outros tipos de ocorrências: afogamentos, picadas de animais peçonhentos (venenosos), surtos psicóticos, abstinência a drogas , violências domésticas entre outras”, destaca o socorrista Ricardo Amarante.
Cabe ressaltar também que em média são 75 atendimentos por mês, que abrangem Nova Trento, São João Batista, Major Gercino, Canelinha e, algumas vezes, Tijucas. “Sempre em parceria com o Corpo de Bombeiros das respectivas cidades”, informa.
Oito é o número de profissionais que trabalham no Samu de Novas Trento. São quatro socorristas: Ricardo Amarante, Lindonei Benevenutti, Maicon Pires Cordeiro e Emerson Jerônimo Martins, além de quatro técnicos de Enfermagem: Sérgio Pereira Lobo, Paulo Ferreira de Brito, Lucimere Eduarda de Sousa e Alvina Butitchewits Dalri.
Esta equipe faz formação continuada a cada três meses, além de formação específica nos dias de plantões. São duas unidades de ambulância para que a população não fique sem atendimento, em caso de uma ambulância estar em manutenção. “Notadamente temos um ótimo suporte de materiais/equipamentos, o que faz com que a junção de equipamentos e capacitação continuada, os atendimentos em momento hostil tornam-se mais efetivos e rápidos”, analisa o socorrista, que conclui ao agradecer a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Trento, pela parceira para com o Samu.
Ouça a Reportagem