A 53ª Zona Eleitoral de São João Batista, que também abrange os municípios de Nova Trento e Major Gercino, realizou durante a manhã de segunda-feira, 24, a segunda Audiência Pública em relação às eleições deste ano, no Cartório Eleitoral da comarca. Desta vez, o tema foi a Preparação de Urnas e VPP – Verificação Pré e Pós-Votação.
Além do chefe de Cartório Genésio Dalla Costa, também participaram desta audiência, a juíza eleitoral Maria Augusta Tridapalli, o promotor público Nilton Exterkoetter e o advogado Wander Valério Vieira, que representou a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
De acordo com a juíza, vários itens foram verificados e simulou-se uma votação como teste aleatório. “É um sistema seguro, que não tem como ser hackeado, pois não é ligado a internet. As pessoas podem ficar seguras e tranquilas”, destaca a magistrada.
Segundo o chefe de cartório Genésio Dalla Costa, a Lei Eleitoral prevê a realização destas Audiências Públicas, que tem como objetivo garantir a lisura de todo o processo eleitoral. “São procedimentos necessários para que tudo esteja correto até o dia das eleições”, conclui.
Primeira Audiência
No dia 21 deste mês, realizou-se a primeira Audiência Pública, onde teve como tema a Geração de Mídias.
Próximas Audiências
No dia 29, a partir das 13h, acontece a Audiência Pública sobre a Conferência de Urnas. Dia 05 de outubro, às 9h, é sobre a Verificação Final das Urnas e no dia 06 de outubro, às 9h, tem Audiência Pública sobre Substituição Eventual de Urnas. Todos essas audiências realizam-se na sede do Cartório Eleitoral, na Rua Ex-combatente Narciso Cim, Centro, São João Batista.
Ouça:
Chefe de Cartório, Genésio Dalla Costa
Juíza Eleitoral, Maria Augusta Tridapalli
Promotor Público, Nilton Exterkoetter
Advogado, Wander Valério Vieira (OAB/SC)