A 32ª edição da SC Trade Show, maior rodada de negócios do setor calçadista de Santa Catarina, teve início nesta quarta-feira, 26, no Expocentro, em Balneário Camboriú. O evento, voltado aos lojistas de todo o Brasil, é realizado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), e segue até nesta sexta-feira, 28.
A abertura oficial da feira ocorreu ainda pela manhã com a presença do presidente do Sincasjb, Almir Manoel Atanázio dos Santos, o representante da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Paulo Roberto da Rosa, prefeito interino de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, prefeito de Canelinha, Diogo Maciel e demais autoridades locais.
O presidente do sindicato discursou sobre o retorno da rodada de negócios à Balneário Camboriú. “É uma cidade que atrai olhares em todo o país e, agora, neste novo espaço mais amplo tenho certeza que temos muito a crescer”, afirmou.
Santos pontuou ainda a importância do setor calçadista para a economia do estado. “São João Batista é, hoje, um polo calçadista de moda feminina e também um grande polo de componentes para calçados. Ou seja, temos um cluster autossustentável em nossa região”, disse.
O prefeito interino de Balneário Camboriú disse estar feliz pelo Sincasjb ter escolhido novamente o município para a realização do evento. “É uma feira vista com bons olhos que traz compradores e, além de contribuir com a economia de todo o estado, também fomenta a do município, pois movimenta o setor hoteleiro e gastronômico”.
A deputada Paulinha lembrou que possui um compromisso com a pauta do setor calçadista perante o Estado. “Tenho um desafio assumido com o setor para reduzir o ICMS do componente de calçado. Tenho advogado e busco conhecer mais sobre os incentivos fiscais em Santa Catarina até porque, nenhuma outra cadeia produtiva tem tanta potência para devolver ao Estado tanto em termos de geração de empregos como em recursos como o de calçados”.
Projeto do Sebrae leva pequenas e médias empresas à feira
Mais uma vez, o Sebrae SC participa da rodada de negócios por meio do Projeto de Moda, levando para o evento dez pequenas e médias empresas da região. A consultora de Moda da entidade, Schirley Booz, explica que dentro do projeto as empresas são capacitadas e treinadas desde o posicionamento de mercado, produto e desenvolvimento de produto.
“O projeto é finalizado com a presença dessas empresas na SC Trade Show, mostrando o que executaram durante o ano e apresentando aos lojistas”.
Cada empresa expõe em seu estande individual, numa parceria com a Prefeitura de São João Batista e apoio do Sincasjb. “É uma maneira de incentivar e possibilitar que essas empresas tenham contato com os maiores lojistas de todo o Brasil. Temos empresas que estão pela primeira vez se apresentando ao mercado numa feira”, informa.
Importadores presentes
A Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, programa que mantém em parceria com a ApexBrasil, trouxe dois grupos de compradores da Colômbia e do Cazaquistão para a SC Trade Show. A promoção faz parte do Projeto Comprador Vip.
Hoje a Colômbia é um dos principais destinos do calçado brasileiro no exterior. Além desses importadores, estão também no evento lojistas do Paraguai e Peru.