Um ano e cinco meses parada e aguardando manutenção. Esse foi o tempo necessário para a Secretaria de Saúde de Nova Trento, conseguir vencer a burocracia e anunciar que vai realizar os reparos na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O anuncio veio através de uma nota oficial através da assessoria de imprensa.
O veículo está parado e deteriorando em um pátio em Blumenau aguardando reparos motor, mas, segundo a nota, a Secretaria de Saúde já tinha recursos para o serviço. “O orçamento, o recurso, a dotação assim como a dispensa de licitação existem há 15 meses”, diz o texto oficial.
Ambulância foi adquirida no ano de 2012, ainda na gestão de Orivan Orsi (PSDB), e está no pátio da concessionária Ford em Blumenau. Imagens do veículo mostram que ação do tempo vem deteriorando ainda mais a estrutura. Já é possível perceber o mofo dominando parte da lataria. Em outros pontos a ferrugem já aparece.
Lentidão para realizar o conserto, segundo a nota da Secretaria de Saúde, foi causada pelo trâmite burocrático “em realizar a sindicância do processo administrativo para averiguar o verdadeiro motivo pelo qual a ambulância estragou”. Não foi divulgado, no entanto, resultado do suposto processo administrativo.
O orçamento teria sido aprovado no mês de janeiro no valor de R$ 31.737,67. Os serviços serão realizados pela empresa EBF Caminhões, da cidade de Blumenau. De acordo com a secretaria, “no período em que o veículo está fora de uso, outros dois veículos prestam atendimentos à população, sem qualquer prejuízo”.