O evento mais tradicional da Capital Catarinense do Calçado, a Festa do Padroeiro de São João Batista começa nesta sexta-feira (23), e mobiliza a cidade. Mas, até esta quinta-feira a Prefeitura do município ainda não havia entrado no clima, e diferente de outros anos deixou de decorar os espaços públicos. Exceção das escolas municipais que realizam suas festas internas. Ainda na tarde de ontem a assessoria de gabinete disparou mensagem em grupo de whatsap para os comandos das unidades de ensino enviarem fotos da decoração para prefeitura usar na divulgação.
Nesta sexta e após cobranças, a situação ganhou novos contornos com o saguão da Administração enfeitado, além dos servidores que foram trabalhar trajados com roupas típicas da época. Uma nota oficial foi disparada para imprensa e disponibilizada nas redes oficiais, garantindo apoio do poder público a maior festa de São João Batista.
De acordo com a comunicação da Prefeitura, a administração prestou todo apoio juntamente com os dirigentes da paróquia durante toda semana nos preparativos para a realização da tradicional festa. Equipes da Secretaria de Obras realizaram limpeza das ruas em volta e na Praça Capitão Amorim, defronte à igreja, além de outras atividades.
A principal reclamação da organização da festa, no entanto, foi à falta de apoio na decoração de cidade. Toda a estrutura da Festa do Padroeiro foi montada com ajuda de voluntários e doações dos empresários, sem participação da Administração. Ainda na segunda-feira (19) o assunto ganhou repercussão após apenas um dos 11 vereadores falar sobre o evento promovido pela Paróquia. Na manhã desta quinta, a vereadora Rúbia Tamanini esteve no Salão Paroquial e gravou um vídeo junto com o vereador Milso e Padre Élio fazendo convite para o evento.
Festa será realizada no novo Salão Paroquial da Igreja Matriz, e que também foi erguido sem apoio do Poder Público. Dinheiro foi arrecadado através de eventos com a comunidade e doações de empresários. Nem mesmo as emissões de licenças foram facilitadas, demorando mais de 90 dias para serem liberadas. O espaço é utilizado pela comunidade para diversos eventos como bingos e galetos da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associações e até mesmo eventos da Prefeitura.
Leia a nota da Prefeitura na íntegra:
São João Batista se prepara para celebrar o padroeiro mais uma vez. Serão várias atrações. De sexta-feira, 23, a domingo, no Salão Paroquial. A abertura da festa ficará por conta das apresentações da Apae e da Funjuve, que em parceria com escolas realiza a 3° Edição do Cultura em Movimento. A Escola Municipal de Dança, Teatro e Música apresenta Jazz avançado (Euphoria); Dança Italiana; Coral, além de interpretação de músicas típicas; Casamento caipira e quadrilha; Grupo Black Fantasy: Casino Royale.
Bandeirolas e os servidores trajados de acordo coma festa anunciam mais uma edição da festa de São João Batista também na Prefeitura. A secretária de educação, Roseli Peixer informa que todas as escolas também entrarão no clima.
A programação segue no sábado, 24, às 09h com saída da Praça Deputado Valter Vicente Gomes, a Praça da Prefeitura, acontece à procissão com a imagem de São João Batista e todos os padroeiros das capelas da cidade.
Também no sábado, às 14h ocorre o encontro da terceira idade, com animação de Stylos Musical, às 19h30. O grupo de teatro EnCena fará uma apresentação com previsão de início às 20h30 e também haverá apresentação do Grupo de Jovens. A partir das 22h30 a animação fica por conta do grupo Misturadão Sertanejo. Meia noite terá a tradicional queima da fogueira e após, seguem as festividades.
No domingo, 24, a missa para os festeiros é às 10h, ao meio dia, os saborosos churrascos serão servidos com completo serviço de bar e cozinha. Às 14h terá apresentação da Dona Maricotinha e às 16h a Banda Capim será a responsável por animar o público. Às 17h30 o palco será composto pelo Grupo de Danças Tradicionalista Laços da Fronteira, a para finalizar as festanças, o som é do grupo Sorriso Lindo.
Apoio municipal
A administração prestou todo apoio juntamente com os dirigentes da paróquia durante toda semana nos preparativos para a realização da tradicional festa. Equipes da Secretaria de Obras realizaram limpeza das ruas em volta e na Praça Capitão Amorim, defronte à igreja, além de outras atividades. “Assim como todos os anos, sempre daremos apoio a essa importante festa de nossa cidade. Para este ano, inclusive preparamos uma surpresa, na semana de comemoração da emancipação do Município, em julho”, declarou o prefeito Daniel Netto Cândido.