Na noite dessa quinta-feira, 22, a Câmara de Vereadores de São João Batista realizou uma sessão solene em homenagem aos 15 anos de instalação do Corpo de Bombeiros de São João Batista. Na oportunidade foi entregue a corporação uma placa e aos Bombeiros Militares Efetivos uma moção de aplauso pelos relevantes serviços prestados à comunidade batistense e região.
O 4º grupo do 1º pelotão da 3º companhia do 13º batalhão de Bombeiros Militar instalou-se em São João Batista em fevereiro de 2003, com a portaria 121/ 2003 PMSC. A primeira sede foi na Rua Benjamim Duarte e teve como responsável pelo grupo o na época Sargento Adilson Cardoso, ao todo eram seis Bombeiros Militares Efetivos. Depois em 2009 mudaram-se para a Rua Getúlio Vargas.
Após muitas lutas e dificuldades conseguiram se instalar na sede própria, essa que estão até hoje, na Rua Gilson Geraldo Sartori. Foi em 26 de agosto de 2010 a inauguração. A obra foi construída em parceria com a Administração Municipal que fez a cessão de uso do terreno, por meio do Furnebom – Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros – e do Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Atendimentos
Ao logo desses 15 anos, foram atendidas mais de 13 mil ocorrências, ou seja, uma média de 860 por ano. O Corpo de Bombeiros de São João Batista foi instalado para atender as demandas além da Capital Catarinense do Calçado, também as cidades de Nova Trento e Major Gercino. O objetivo era de suprir a primeira resposta por atendimento emergencial, tendo em vista a segurança necessária para o desenvolvimento do potencial turístico, industrial e comercial da região, além dos altos índices de acidentes da SC 108 e 410 que interligam os municípios.
A moção 01/2018 foi de autoria da presidente Rúbia Alice Tamanini Duarte e foi aprovada por unanimidade da Câmara.
“Estamos honrados em poder prestar essa homenagem a vocês, que se dedicam a guardar e salvar a vida do próximo seja em atendimentos em afogamentos, incêndios, acidentes, prevenção, fiscalização e resgates, obrigada a cada um pelo trabalho. São João Batista é uma cidade grata por ter a 15 anos uma instituição tão importante”, destacou a presidente.