A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio d Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, e a Associação Caminho das Águas do Rio Tijucas (CAT) assinaram na segunda-feira, 9, três convênios para manutenção da gestão de recursos hídricos. No total, serão repassados R$ 135 mil pelo Governo do Estado.
Além do comitê do Rio Tijucas, a entidade gerencia os recursos dos comitês do rios Camboriú e Cubatão. Segundo a presidente da entidade, Sandra Helena Tiezerini, a vinda dos recursos é importante para a continuidade das ações de gestão das águas e sensibilização ambiental. “Os comitês são a base da gestão participativa e integrada da água. Em nossa região, as ações do Comitê do Rio Tijucas chegam a toda a população, conscientizando sobre a preservação e o uso adequado das águas”, ressaltou o secretário executivo da ADR Brusque, Ewaldo Ristow Filho, sobre a importância da CAT.
A CAT foi criada em 2008 para apoiar o Comitê da Bacia do Rio Tijucas nos aspectos relacionados aos recursos hídricos, seus usos e conflitos, com a visão da sustentabilidade e da governança da água. Seu objetivo é o estudo e a pesquisa de temas pertinentes ao uso sustentável, preservação, conservação e recuperação dos recursos naturais.
Também participaram da assinatura dos convênios o gerente de Saúde da ADR Brusque, Carlos Arnoldo Queluz, e o assessor ambiental da CAT, Tiago Martins.