No dia 18 de agosto, a Prefeitura de Canelinha, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Comércio, Indústria e Turismo, realiza a Festa do Colono, evento que há anos não é realizado no município. A festa acontece no Centro Recreativo e Esportivo Galeão, e a programação conta com diversas exposições, entre elas, produtos agrícolas, máquinas e implementos, abelhas sem ferrão, amostra e vendas de orquídeas e plantas ornamentais, plantas medicinais, produtos coloniais e artesanato local.
Também haverá o Torneio de Dominó, realizado em parceria com a Comissão Municipal de Esportes de Canelinha, sendo que as inscrições serão gratuitas, realizadas no evento. Além disto, haverá atrações culturais como o tradicional boi de mamão do Grupo Unidos do Moura e a apresentação dos Violeiros Batistenses, grupo composto por 25 violeiros da cidade vizinha, São João Batista.
Na mesma data, Canelinha será sede do VII Encontro Regional de Apicultores dos Municípios da Grande Florianópolis, Encosta da Serra e Vale do Rio Tijucas, realizado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e FAASC (Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina). O evento será realizado em paralelo com a Festa do Colono, no Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz, onde serão apresentadas diversas palestras técnicas para os apicultores.
Programação Festa do Colono
Local: Centro Recreativo e Esportivo Galeão
09h – Abertura das Exposições de orquídeas e plantas ornamentais, produtos agrícolas, máquinas e implementos, abelhas sem ferrão, plantas medicinais, produtos coloniais e artesanato local
09h – Início do Torneio de Dominó
16h – Apresentação dos Violeiros Batistenses
17h – Apresentação Cultural do Grupo Unidos do Moura
Programação VII Encontro Regional de Apicultores dos Municípios da Grande Florianópolis, Encosta da Serra e Vale do Rio Tijucas
Local: Centro Cultural, Social e Recreativo Arthur Adolfo Jachowicz
08h – Recepção dos apicultores com café da manhã
08h45 – Abertura Oficial
09h – Panorama Apícola
09h30 – Palestra Projeto Apis Online
10h – Palestra Aspectos Técnicos e Financeiros da Apicultura
11h30 – Planejamento de ações para apicultura da região
12h – Almoço
13h30 – Informações sobre cadastro de apicultores – Cidasc
14h – Palestra Abelhas sem Ferrão
15h – Encerramento
As inscrições podem ser feitas na sede da Epagri de cada município, com uma taxa de R$ 15 com direito a almoço. Também haverá troca de cera alveolada e venda de equipamentos apícolas. Levar o número do Bloco do Produtor Rural.