Em Canelinha, no Agosto Dourado – mês do incentivo ao aleitamento materno, foram realizadas diversas atividades na Unidade Básica de Saúde Dr. José Domingos Dalsasso, no centro.
Uma delas é o cantinho da amamentação, onde as mulheres que estão amamentando, gestantes, avós e a comunidade recebem orientações supervisionadas pelos médicos (as) e enfermeiras. O local reservado após agosto será um espaço permanente, para continuar dando mais conforto e privacidade para as mamães que estão amamentando. “Devido aos elogios das mães que fizeram uso do espaço para amamentar no mês de agosto, decidimos mantê-lo permanente. Ficamos felizes quando nossas pequenas ações dão grandes resultados”, ressalta a Secretaria de Saúde, Neli Ferreira.
A amamentação é responsabilidade de todos, não só da mulher. A mãe precisa receber o apoio da família, da comunidade, da equipe de saúde e do governo. Além de incentivar o aleitamento materno, é fundamental chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pela mãe que trabalha e amamenta, e pela discriminação e intolerância em relação à amamentação em espaços públicos.