O Governo de Santa Catarina endureceu as medidas na tentativa de conter o avanço do coronavírus no Estado. Em decreto publicado nesta terça-feira (17), proibiu eventos de qualquer porte, suspendeu o transporte entre municípios e decretou o fechamento de academias, shoppings e restaurantes. Estado e Municípios já haviam decretado suspensão das aulas por 30 dias.
A decisão visa conter a propagação do Covid-19, uma vez que Santa Catarina tem registro de transmissão comunitária — quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. Todas as medidas começam a valer a partir desta quarta-feira (18), mas as empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida.
Moisés declarou que são medidas duras e mais restritivas do que as anunciadas anteriormente, mas se fazem necessárias após o Estado registrar a transmissão comunitária do Covid-19.
Com o decreto, estão suspensos por 30 dias em SC eventos de qualquer porte (independentemente do número de pessoas), e por sete dias os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Academias, shoppings e restaurantes também não devem abrir as portas, conforme o decreto. Novas entradas em hotéis também estão suspensas.