A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para de chuva frequente para todo o Estado. Nesta segunda-feira, 05 de outubro, o tempo fica mais seco e frio em Santa Catarina. Porém, a partir de terça-feira, 06, a chuva volta a ocorrer no Estado e será frequente no restante da semana. No período de 10 a 18 de outubro há fortes indicativos que a chuva seja mais intensa, com totais elevados que podem superar 200 coordenador da Defesa Civil de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini solicita os neotrentinos fiquem atentos às condições climáticas, e, em caso de emergência devem entrar em contato através do telefone (48) 3267 – 3209.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento, granizo e tornado: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone e água devido aos raios e relâmpagos.
Tempestades severas: podem gerar tornados com pouco ou nenhum aviso prévio. Atenções para tempestades severas devem encorajar as pessoas a estarem atentas para mudanças nas condições do tempo e possíveis avisos. Os avisos de curtíssimo prazo geralmente tem duração de uma hora e, caso um tornado seja avistado, deve-se procurar um local abrigado imediatamente.
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199 ou o Corpo de Bombeiros 193.Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.