Proposta elaborada pela agência para construção de um elevado no km 162 da BR 101, em Tijucas, dá ponto de partida para construção do contorno viário norte, ligando a BR 101 à SC 410 por uma via paralela, retirando assim, o trânsito pesado do centro da cidade.
Na capital federal o diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) Mário Rodrigues Junior autorizou a elaboração do projeto executivo para construção de elevados entre os quilômetros 155 e 164, entre Porto Belo e Tijucas. O custo do projeto é de aproximadamente R$ 5 milhões e a contratação da empresa responsável pela elaboração deve acontecer em até 90 dias. Já o prazo para conclusão do projeto é de até 8 meses.
Entre as obras incluídas na proposta, destaque para um elevado no km 162 em Tijucas, próximo ao rio Santa Luzia, o qual contará com duas rotatórias: uma na marginal norte e outra na marginal sul.
Com a construção deste elevado, Tijucas finalmente terá um ponto de partida para o tão esperado contorno viário norte, ligando a BR 101 à SC 410 por uma via paralela, retirando assim, o trânsito pesado do centro da cidade.
“Lutamos muito por este projeto e continuaremos lutando para que a obra seja executada. Este elevado trará inúmeros benefícios não somente para Tijucas, mas para o trânsito de todo o Vale. Além disso, é um passo importante para que possamos, finalmente, ter um contorno viário, conforme prevê o nosso plano diretor e assim, desviar o trânsito de veículos pesados do centro da nossa cidade”, diz o Prefeito Elói Mariano Rocha.
PROJETO TAMBÉM PREVÊ OUTRAS MELHORIAS
Além do elevado, o projeto deve contemplar outras duas importantes obras para Tijucas. Uma delas é a construção de uma rotatória na Avenida José Manoel Reis, na lateral da cerâmica Portobello. A outra é a modificação da agulha de acesso à BR 101 no sentido sul. O acesso à rodovia que hoje fica nas proximidades da churrascaria Cansian será fechado e transferido para alguns metros à frente. A intenção é criar um novo acesso pela rua Antônio Bayer que terá seu trecho final aberto pela prefeitura a fim de estabelecer uma nova ligação do centro da cidade com a marginal da BR 101.
“Ficamos felizes pela atenção que Tijucas está recebendo da ANTT e por ter nossos pedidos atendidos. Vamos continuar acompanhando o desenrolar do processo torcendo pela breve execução destas tão importantes obras”, finaliza o Prefeito.