As equipes do projeto Auditoria Cidadã, da Secretaria da Fazenda, inspecionaram nesta segunda e terça-feira, 30 e 31, as emergências dos dez maiores hospitais e maternidades de gestão própria do Estado. Batizada de Emergência, a operação tem como objetivo verificar a qualidade do atendimento emergencial hospitalar ao cidadão. Um piloto foi realizado no início de maio na Maternidade Carmela Dutra e no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis.
No total, 24 auditores internos, divididos em seis equipes, fizeram um check-up da infraestrutura básica do serviço, incluindo a existência de atendimento seletivo de prioridade, previsto em normativa. Os auditores também verificaram se médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão cumprindo corretamente suas escalas. Um relatório será entregue para os gestores responsáveis.
“Com essa auditoria, vamos subsidiar os secretários de Estado da Fazenda e da Saúde, bem como o próprio governador, com informações relacionadas ao atendimento de emergência oferecida na rede hospitalar pública estadual, apresentando eventuais recomendações”, explica Augusto Puhl Piazza, diretor de Auditoria Geral, área responsável pelo projeto.
O projeto Auditoria Cidadã foi lançado em abril deste ano. A primeira operação avaliou a merenda escolar em 50 escolas da rede estadual de ensino da Grande Florianópolis. “O objetivo é atestar a qualidade dos serviços públicos. Precisamos saber se os recursos investidos estão refletindo em qualidade de vida para a sociedade”, afirma o secretário Antonio Gavazzoni.
Auditoria Cidadã
O que é o projeto: são trabalhos de auditoria na forma de inspeções in loco para verificar a qualidade de serviços e obras do governo do Estado, tais como: merenda escolar, exames em hospitais, serviços de atendimento ao público (IGP, Detran, Sine, PM), obras feitas com recursos de transferências voluntárias aos municípios e entidades. A meta da Diretoria de Auditoria Geral, vinculada à Fazenda, é fazer uma operação por mês.
Objetivos: aferir se a administração pública estadual vem prestando serviços de forma satisfatória e regular e entregando produtos e obras de qualidade à sociedade catarinense.
Quem será beneficiado: o cidadão que usa os serviços do Governo do Estado e, indiretamente, a própria administração pública estadual que, a partir dos relatórios das inspeções, pode promover melhorias em seus serviços e obras.
Resultados esperados: identificar a real percepção dos cidadãos em relação aos serviços, produtos e obras e inibir irregularidades e problemas que possam prejudicar o cidadão e a imagem institucional do Estado.
Informações da Assessoria de Imprensa