A população compareceu. O resultado é que quase a metade da meta de vacinação de São João Batista está cumprida. A secretária de saúde, Janifer Otto, informa que 1900 pessoas compareceram ao “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no sábado, 30. Todos os postos de saúde ficaram abertos. “A vacinação iniciou na segunda-feira, 25, e os resultados já eram positivos. Até sexta-feira mais de 1200 pessoas já haviam sido vacinadas. Com essas pessoas do sábado são mais de 3000, quase a metade do nosso objetivo”.
A secretária informa que a meta do município é vacinar 6.382 pessoas, 224 pessoas a mais que em 2015. “Esperamos continuar contando com a participação da população”.
Receberão a vacina pessoas que fazem parte dos grupos “prioritários”, ou seja crianças menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, indígenas, idosos e mulheres até 45 dias após o parto. Devem se vacinar também, portadoras de doenças crônicas, entre elas: respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas, diabéticos tipo I e II, obesidade grau III, imunossupressão, além de transplantados e síndrome de Down. Para comprovar a existência de doenças é necessário apresentar prescrição médica e levar a carteira de vacinação e o cartão nacional do Sus.
A dose via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h no Posto Central. A campanha se estenderá ate o dia 20 de maio.
Com informações da Assessoria de Imprensa