Irene Martins Coelho, 51 anos, junto da família, mora na localidade de Águas Frias, no distrito de Tigipió, em São João Batista. Natural de Angelina, há mais de 30 anos mora em terras batistenses. E, é no interior da cidade, que ela produz bolachas, pão, queijos, roscas de polvilho entre outros alimentos, esses, para consumo próprio e também para as escolas da cidade.
Ela faz parte do programa de Agricultura Familiar, e as delícias feitas pelas mãos de Irene, são distribuídas nas escolas da Rede Pública de Ensino, para a merenda dos estudantes. Isso, há mais de 20 anos. O sabor inigualável vem dos ingredientes naturais, por exemplo, o leite, é ordenhado ali mesmo, vindo da criação de vacas da família. As iguarias são assadas em um fogão industrial a lenha, e até mesmo o ar puro do lugar, rodeado pela natureza ajudam na tranquilidade na hora da produção.
Irene conta que já participou de cursos para aperfeiçoamento, mas foi no dia a dia, que as receitas que fazia para consumo próprio ficaram mais requintadas.
Sobre morar no interior, ela revela que, apesar das dificuldades, de ser um local retirado do Centro, ali ela desfruta das belezas naturais e da tranquilidade. O som que se ouve é das águas da cachoeira, o canto dos pássaros e o bater da brisa nas folhas das árvores.
Irene é uma mulher dedicada à profissão que exerce com muito carinho. Antes da produção de alimentos trabalhava como agricultora. Casada com José Francisco Coelho é mãe de Franciele Inês Coelho, Raquel Keli Coelho, Elizangela Coelho e Kamila Coelho.
Título Mulheres do Ano
O título Mulheres do Ano, que é a Resolução 02/2014 será entregue no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h30, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes. 15 mulheres receberão a honraria por se destacarem na cidade pelos serviços sociais, história de vida de lutas, superação ou por de alguma forma terem contribuído com relevantes serviços prestados a comunidade.