Na manhã desta quinta-feira (02), mais 33.488 unidades consumidoras de Celesc continuavam sem fornecimento de energia elétrica no Vale do Rio Tijucas. Em Tijucas 12.191 unidades, Canelinha 2.341, Nova Trento 5,691, Major Gercino 1.044 e São João Batista 12.221 seguem sem luz. A única forma de comunicação dos consumidores é através do aplicativo Celesc.
A passagem do ciclone deixou um rastro de destruição em praticamente todas as regiões do estado, com ventos que ultrapassaram os 100km/h. Árvores, postes e placas caíram sobre a rede elétrica e provocaram problemas graves na distribuição de energia. Embora a Celesc estivesse preparada para a passagem do Ciclone com equipes de sobreaviso, os danos foram muito significativos.
Na noite de terça (30) cerca de 1,5 milhão de unidades consumidoras (UCs) ficaram sem energia elétrica. Às 9h20 desta quarta-feira (01/07), cerca de 750 mil UCs continuavam sem energia, número que pode oscilar, pois com o rompimento do cabo de fibra ótica da Oi, o sistema de telecomunicação da empresa foi atingido diretamente, bem como de outras distribuidoras que atendem o Sul do país. Por isso, não foi possível identificar os locais com defeito na rede de distribuição.
Neste momento, 300 equipes – compostas por cerca de 1,3 mil profissionais – trabalham para recuperar o sistema, mas o trabalho exige retirada de material pesado das redes e a previsão é que seja estendido por alguns dias em determinadas localidades. A Celesc está trabalhando para recompor 75% a 80% do sistema até o final desta quarta-feira. No interior o tempo de recomposição pode ser de dois a três dias.