Na tarde desta quinta-feira (19) a Secretaria de Saúde começou a monitorar uma pessoa do município de Major Gercino com suspeita de COVID-19. O paciente procurou a Unidade de Saúde do Centro onde foi coletado exame para confirmação do diagnóstico.
O secretário de saúde, Marcos Marcelino relata que imediatamente foram tomadas as providências conforme prevê o protocolo do Ministério da Saúde. “Já foi coletado o exame e encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado e todo encaminhamento previsto pelo Ministério da Saúde”.
O mesmo encontra-se em quarentena em casa e continua sendo monitorado pela Vigilância Epidemiologia do Município. “Vamos monitorar e fazer tudo que o Ministério de Saúde prevê”.
A secretário frisa que para evitar a proliferação do vírus é essencial que a população permaneça em casa e não saia sem necessidade, além de tomarem medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Além disso, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
A enfermeira do setor de epidemiologia, Riciela Kolve, descreve que o resultado do exame pode levar alguns dias, mas assim que for obtido, será divulgado.