A obra na Estação de Tratamento de Água (ETA) já tomou forma e está entrando na etapa de finalização. Já foram realizadas as concretagens das paredes e lajes dos três filtros, sendo que a terceira etapa aconteceu na primeira quinzena de dezembro. Segundo a equipe de obras da empresa, será necessária uma quarta etapa, que contempla a concretagem da torre de elevação.
O Semais está investindo recursos próprios na ordem de R$ 375.487,75 nessa primeira etapa da obra, que tem por finalidade produzir uma maior quantidade de água tratada para abastecer o município.
Em paralelo com a construção dos três filtros, está sendo realizada a construção do reservatório de contato – onde é realizada a mistura do cloro e flúor com a água. Estima-se que a primeira concretagem do reservatório de contato ocorra no início de fevereiro, dependendo apenas da previsão do tempo.
Também em fevereiro será dado início nas instalações da tubulação que interligará as adutoras aos três filtros e o reservatório de contato e, posteriormente, aos reservatórios que levam a água à população.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a qualidade da água oferecida a população é responsável por uma grande melhoria na qualidade de vida, reduzindo o índice de mortalidade infantil e a disseminação de doenças como hepatite e cólera. Após estas obras na ETA, Canelinha terá uma das melhores águas da região. “É nesta obra que atenderemos a confiança e a solicitação do povo, e entregaremos água com qualidade e em volume suficiente para atender Canelinha. Investir na nossa água é investir na qualidade de vida”, diz o prefeito Moacir Montibeler.