As fortes chuvas da última quinta (24), que castigaram toda a Grande Florianópolis, deixaram grandes prejuízos também em São João Batista. Em um intervalo de menos três horas, choveu 63 milímetros na Capital Catarinense do Calçado, de acordo com dados da Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina.
O grande volume d’água causou alagamentos em quase todos os bairros, além de quedas de barreiras em estradas do interior e na SC-108. E, ainda, a abertura de uma cratera de aproximadamente 15 metros de extensão na Estrada Geral da Colônia Nova Itália, interditando a via.
De imediato, a administração municipal, por meio das secretarias de Infraestrutura e Assistência Social e da Coordenadoria de Defesa Civil, entrou em ação para tentar minimizar os estragos. Os trabalhos, que contam com o apoio do Corpo de Bombeiros, prosseguem nesta sexta (25). Confira:
Cratera na Estrada da Colônia
A administração municipal já está tomando as medidas cabíveis para viabilizar uma solução para o problema. Em contato prévio, o Clube de Campo Colônia Nova Itália, que abriu um lago nas proximidades que posteriormente estourou, já assumiu parte da responsabilidade e se comprometeu a dividir os custos dos reparos que serão necessários. Uma reunião está agendada na próxima segunda para dar prosseguimento à questão.
Problemas na SC-108
A prefeitura de São João Batista já oficiou o Governo do Estado sobre os problemas registrados na SC-108 decorrentes das chuvas desta quinta. Na “Curva de Santo Antônio”, no Fernandes, houve queda de barreiras, e no trecho conhecido como “Morro da Grama”, na Colônia Nova Itália, rachaduras no asfalto. Além disso, mais uma vez foi requerida uma solução urgente para a cratera situada às margens do Rio Tijucas, entre o distrito de Tigipió e o município Major Gercino.
Reparos emergenciais
Um hidrojato está sendo utilizado na limpeza da rede pluvial no bairro Carmelo e máquinas estão em operação para desobstruir as estradas gerais das localidades de Vargem Pequena e Santo Antônio, no Fernandes. Ainda nesta sexta, os serviços prosseguirão com a retirada de lama acumulada em trecho da Estrada Geral da Colônia Nova Itália, que segue interditada.
Assistência Social
Até as 12h desta sexta, mais de 30 visitas a residências atingidas pelas chuvas haviam sido realizadas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social nos bairros Carmelo, Jardim São Paulo, Tajuba II e Timbezinho e no Loteamento Nova Esperança. Para ajudar as famílias em situação mais delicada, foram distribuídas 11 cestas básicas e 17 kits de limpeza, além da realização de cadastros para o encaminhamento de eventuais auxílios.
Defesa Civil
A Coordenadoria de Defesa Civil segue atendendo os chamados relativos a edificações com risco de queda. Até as 12h, foi interditada uma residência de forma total (na localidade de Domingas Corrêa) e outras duas parcialmente (uma no Timbezinho e outra em Domingas Corrêa). Além disso, uma edificação utilizada com finalidade industrial, na localidade de Santo Antônio, também foi interditada.