O combate ao borrachudo continua. Os aplicadores receberam novamente o BTI (Bacillus Thurigensis variedade Israelense), produto que combate o mosquito na quarta (16). Dessa forma, as comunidades de Canudos, Lua, Pulgas, Macaco Branco, Águas Frias, Ribeirão Pequeno, Lageado, Arataca, Centro de Fernandes e Vargem Pequena seguem ‘protegidas’ contra o borrachudo. O BTI ataca a larva do borrachudo, que fica dentro da água e lá se conserva por meses.
O agricultor José Luiz da Silva recebeu o BTI do secretário de Agricultura, Manoel Serafim Peixer. Pi, como é mais conhecido, faz a distribuição para os demais aplicadores. Ele destaca a importância de manter sempre o rio limpo, além da aplicação do produto. “Tivemos treinamentos e foi bastante explicado isso pelos técnicos. Se não cuidar do rio, seria a mesma coisa que passar perfume sem tomar banho. Precisamos da ajuda de todos”.
Manoel lembra que desde 2013, o Município custeia 100% do BTI. Atualmente o produto custa em média R$ 149,00 o litro. A cada 20 dias é realizada a aplicação. Quando iniciou a campanha, em 2009, a associação dos moradores pagava uma quantia e existia uma parceria com o Poder Público. “É um investimento importante na saúde de todos”, acrescenta o agricultor.