A Prefeitura de São João Batista lançou na manhã desta terça-feira, 19, por meio do Serviço de Infra-Estrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal – Sisam e da Fundação do Meio Ambiente, o programa Recicle com o Sisam. São várias ações em várias frentes com todas as idades. Serão desde atividades educativas, até a instalação de novas lixeiras, distribuição de folders nas unidades consumidoras e ações nos semáforos.
A diretora do Sisam, Andreia Costa Azevedo, descreve que nesta terça e quarta-feira, 20, foi preparada uma programação especial para as crianças do 1º 5º ano da rede municipal de ensino. “Estamos oferecendo uma palestra teatro sobre a coleta seletiva com a Seu Chico Teatro e Treinamento Corporativo, bastante descontraída, mas cheia de conteúdo”. São dois personagens, o comprometido e o envolvido, o primeiro tem atitude, está sempre pronto a colaborar enquanto que o envolvido deixa a vida o levar, não está nem aí para nada.
O prefeito Daniel Netto Cândido abriu a manhã de atividades e destacou que precisam criar novos hábitos.
Cândido lembrou a importância do novo reservatório neste período de estiagem que o estado vive. Além disso, falou sobre a vida útil do aterro sanitário e citou o que tem feito em casa com os filhos, para estimular a separação do lixo.
“A educação transforma. Vocês crianças são os responsáveis por mudar o comportamento dos pais de vocês, dos avós, enfim, pessoas que viveram em outro momento, em que não havia essa preocupação tão forte com o meio ambiente”. O prefeito enfatizou que o Recicle com o Sisam visa o futuro. “Acompanhamos nos noticiários vários países sofrendo por conta de fatos da natureza, mas será que não somos nós que estamos incomodando a natureza com nossas atitudes?” refletiu.
Cândido finalizou pedindo aos professores e alunos apoio no projeto. “Sozinhos não conseguimos, mas se cada um fizer a sua parte teremos um município melhor”.
Autoridades presentes
Entre os presentes, a secretária de educação, Roseli Peixer Tomasini, o secretário de desenvolvimento, Plácido Vargas e a vereadora e presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte compareceram ao lançamento. Rúbia elogiou o projeto e ressaltou que este colabora muito com o trabalho que as professoras realizam dia a dia ensinando na sala de aula a importância da separação do lixo. “Colocamos o poder Legislativo a disposição. Estaremos sempre juntos para apoiar boas causas como esta”.