O queijo artesanal produzido por Janete de Souza Schlichting foi o primeiro queijo Diamante a ganhar uma medalha de prata no Prêmio Queijo Brasil. Além da medalha de prata, três queijos de Major Gercino ganharam medalha de bronze. Foram eles: Salete Maria de Souza Esser, Treice Keli Diel Enter e Cristiano Marchi.
O IV Prêmio Queijo Brasil é a maior Premiação de Queijos Artesanais Brasileiros e ocorreu durante o evento gastronômico Mesa Tendências e foi realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo entre os dias 09 e 11 de novembro de 2018.
Participaram do evento em São Paulo Irene Esser Schlichting, Salete Maria de Souza Esser (produtoras de queijos), Marlene Aparecida Ribeiro Fuck (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino) e Remy Narciso Simão (Epagri).
No evento os participantes puderam conhecer produtores e queijos artesanais de todo o Brasil, sendo uma experiência riquíssima para aprendizado e aquisição de conhecimento a respeito da produção dos queijos artesanais e tradicionais de todo o Brasil.
Os certificados foram entregues para os produtores em Major Gercino durante o Curso Negócio Certo Rural (Sebrae) e contou com a presença do Prefeito Municipal Valmor Pedro Kammers, vice-prefeito Moacir Batisti, vereadores Wilson Sens e Hilberto Arnoldo e do secretário da Agricultura Valdecir Marchi.