Promovido em parceria entre a administração municipal, por meio das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico, e a Epagri, o 1º Seminário Regional de Mandioca e Aipim será realizado nesta (20), a partir das 14h, no Salão de Encontros João Paulo II (piso superior do Salão Paroquial). O evento integra a programação alusiva aos 60 anos de emancipação político-administrativa de São João Batista.
“O objetivo é discutir o sistema produtivo de aipim e mandioca, assim como os problemas fitossanitários que comprometem a produção”, destaca Erlindo Mazera, extensionista da Epagri no município. Duas palestras compõem a programação do seminário, que será encerrado com um café colonial à base de produtos derivados do aipim.
A primeira palestra será proferida pelo Coordenador Estadual de Extensão do Programa Olericultura, o engenheiro agrônomo Darlan Rodrigo Marchesi, e terá como tema “Produção de mandioca e aipim em sistema de plantio direto de hortaliças”.
Já a segunda, sob responsabilidade da doutora Érica Frazão Pereira de Lorenzi, pesquisadora em Entomologia na Estação Experimental da Epagri Urussanga, será sobre “Identificação e Controle das Principais Pragas da Mandioca e Aipim”.