A partir dessa sexta-feira São João Batista tem novas regras no combate a Covid-19, e Portaria publicada no Diário Oficial impõe toque de recolher a partir das 23h em todo o território do município. Bares, restaurantes e lanchonetes não poderão funcionar a partir desse horário, e festas particulares ficam proibidas também.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros ficarão responsáveis pela fiscalização e aplicação de punições para quem desrespeitar as regras. Festas particulares tem limite máximo de 10 pessoas, e não poderão ultrapassar o horário determinado. Toque de recolher será das 23h até as 7h.
Município também tornou obrigatório o uso de máscaras em todo o território do município, incluindo ruas e espaços públicos, praças, espaços abertos, comércios e qualquer tipo de estabelecimento.
As celebrações religiosas estão restritas a dois dias por semana, e foi mantida a capacidade máxima de 30% da capacidade da igreja, uso obrigatório das máscaras durante todo o período da celebração, fornecimento de álcool gel para higienização das mãos na entrada da igreja e deve ser controlada a entrada dos membros.
Outra medida é a aplicação de multa para pacientes testados positivos e/ou suspeitos que aguardam resultado de exame para a Covid-19, assim como seus respectivos contatos, que desobedecerem a indicação de isolamento domiciliar por parte da Vigilância Epidemiológica. As infrações poderão variar de R$ 536,41 a R$ 3.230,15, de acordo com a gravidade, sendo aplicadas a partir de 20 de julho.
No inicío da tarde desta sexta-feira (10), a secretária Karin Leopoldo concedeu entrevista ao #MeioDiaEmPonto com Jonas Hames e Gabriel Muniz: