O trabalho que vem sendo realizado em São João Batista com foco na qualidade de vida dos idosos foi um dos nove cases selecionados para ser apresentado durante o Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo. O evento acontecerá no Centro Cultural Palco das Artes, em Porto Belo, nos dias 28 e 29 de novembro.
Denominada “Idoso + Ativo”, a experiência engloba as revitalizações dos Centros de Idosos do Centro e do Cardoso, além da implementação do Centro Integrado da Arataca. A organização da 1ª Domingueira dos Idosos e a criação do Encontro Dançante dos Idosos, com periodicidade mensal, também fazem parte do conjunto de iniciativas.
A disponibilização de um micro-ônibus para viagens regionais e o repasse de recursos para a manutenção das atividades dos grupos da terceira idade do município são outras ações de destaque. Assim como o desenvolvimento de medidas socioeducativas junto ao Lar Olindina Kammer, como contação de histórias, leitura, dança, limpeza e organização do espaço.
“Temos trabalhado com o objetivo de criar condições para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Atividades voltadas ao lazer e à diversão são um belo exemplo disso, já que promovem a integração entre eles. Além disso, damos o suporte para acessar outros serviços, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Carteira do Idoso”, comenta a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Sartori Rosa.