Ubiraci Duarte, o Tega, 75 anos, é batistense e por anos exerceu a profissão de sapateiro. Hoje, aposentado, recorda do início das atividades e também das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos.
Na fábrica de calçados de Augusto Durkopp, aos 14 anos foi aprender o ofício. Lá atuou por seis anos. Depois por mais cinco trabalhou no Calçados Tânia. Tega recorda das dificuldades da época, onde a matéria prima para a produção estava em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, há mais de 500 quilômetros de distância. Foram incontáveis idas e vindas na busca de matéria – prima para a produção.
Depois das experiências, resolveu se tornar empreendedor. Abriu uma fábrica de calçados voltado ao ramo infantil. Segundo ele, a primeira de São João Batista. Recorda da enchente de 1984 que inundou toda a fabriqueta e lhe fez perder todas as máquinas, componentes e produção. “Foi triste abrir a porta e ver as formas, que eram de madeira, tudo que eu tinha boiando, mas são coisas que acontece”, lembra.
O Calçados Milena durou 30 anos, produzia de forma artesanal calçados para dia a dia, mas também para o colegial, festas e Eucaristias, todos infantis. Tega relembra com carinho desse tempo, onde fazia a modelagem dos calçados, produzia, mas também percorria não só Santa Catarina, mas outros estados para fazer as vendas e entregas. Nesse período construiu muitos amigos e memórias.
Depois dessas três décadas de empreendedor no ramo calçadista se aposentou do ofício de sapateiro e se dedica a outras funções.
Entrega da Moção
A honraria será entregue pelo Poder Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes ou aposentados, que iniciaram essa trajetória de tamanho sucesso, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, técnico e classista.
A homenagem será concedida em sessão que ocorrerá na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Os sapateiros homenageados serão: Air Pereira, Altair Bento de Souza, José Carlos Reinert, José Paschoal, Luiz Feliciano Caxias e Silva, Ubiraci Duarte.