Com intuito de percorrer o ‘Caminho de Santa Paulina’, realizado por ela em 05 de abril de 1899, entre os municípios de Nova Trento e Camboriú, um grupo de peregrinos repetiu o trajeto neste fim de semana. Ao todo doze pessoas saíram da localidade Caetés, na zona rural de Camboriú, na manhã de sábado, 06 de maio, após a celebração de uma missa com o Padre Márcio Alexandre Vignoli na Igreja de Santo Antônio e chegaram em solo neotrentino no domingo, dia 07 de maio, por volta das 18h.
O grupo foi recepcionado na Capela Nossa Senhora de Lourdes pelas irmãzinhas da Imaculada Conceição e também pelo secretário de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini. O trajeto de 52KM reconstitui o trajeto realizado por Santa Paulina durante sua passagem por Camboriú em uma Festa do Divino no final do século 19. Com passagens pelas estradas dos bairros Campo Novo e Oliveira, em Tijucas, pelo Moura em Canelinha e pelo bairro Espraiado II, já no distrito de Claraíba onde seguiram pelo Tirol até chegar ao Vígolo.
A iniciativa integra o projeto de ‘Turismo Gastronômico Rural de Agricultura Familiar’ desenvolvido pela Prefeitura de Camboriú, e agora, torna-se parceira de Nova Trento, no projeto já em andamento denominado ‘Caminhos de Santa Paulina’, que integra diversas rotas de peregrinação pelos locais onde Amábile Lúcia Visintainer passou.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Trento, Salvio Osmar Tonini, esta iniciativa consolida mais uma rota de peregrinação no município. “Com certeza, será um novo trajeto muito importante para fortalecer o projeto ‘Caminhos de Santa Paulina’. Além disso, ficamos muito felizes em firmar esta parceria com Camboriú”, ressalta Tonini.
Ele destaca que o historiador camboriuense Isaque de Borba Corrêa é o idealizador do trajeto entre as duas cidades, e inclusive, resgatou uma ata que registra a passagem de Santa Paulina por Camboriú. Atualmente, além de projeto ‘Caminhos de Santa Paulina’, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, atua diretamente nos projetos: Rota das Graças, Núcleo de Turismo da Acibr de Brusque e Vale Sagrado Catarinense.