A região do Vale do Rio Tijucas tem natureza exuberante e locais já conhecidos para prática de atividade física e de visitação. Nova Trento, São João Batista e Major Gercino vem cada vez mais explorando os locais para atrair turistas e aventureiros e vale a pena conhecer. Elaboramos uma lista com os 10 lugares mais deslumbrantes da região, para você colocar na agenda e tirar um tempinho pra conhecer:
01 | Morro da Cruz. Nova Trento
O Morro da Cruz é o número 1 na preferência dos moradores da região, principalmente para a prática do ciclismo e caminhada. No topo tem o Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro e uma visão privilegiada da região. Na subida há 14 belas cruzes de Via-Sacra.
02 | Morro da Gurita. São João Batista
O Morro da Gurita é um dos pontos mais visitados por moradores e visitantes de São João Batista. Se tornou ainda mais popular durante a pandemia do novo coronavírus, principalmente entre os trilheiros. A 654 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada de toda a região. Há proximadamente 70 anos, três moradores locais instalaram uma cruz de madeira, após um deles fazer uma promessa e ser atendido, devido a um problema de saúde na família. Recentemente uma nova estrutura, de metal e maior, foi instalada no local.
03| Santuário Santa Paulina
Santuário da primeira santa do Brasil é de longe o local mais visitado no Vale do Rio Tijucas. Numa região linda, cheia de matas e belezas naturais, está o enorme Santuário construído para Santa no vilarejo onde Santa Paulina cresceu e viveu boa parte de sua vida, e onde iniciou sua obra de amor e caridade. Os visitantes ainda tem à disposição vários atrativos históricos e comerciais.
04 | Morro da Pipa. Canelinha
Os amantes do voo livre o conhecem bem. Com uma altitude de 700 metros do nível do mar, o Morro da Pipa, em Canelinha, é considerado um dos melhores pontos de decolagem do Estado. Garante uma vista privilegiada do litoral Norte e do Vale do rio Tijucas, com grande potencial para outros esportes radicais e para o turismo rural e de aventura.
05| Cascata do Fernandes. São João Batista
Cartão postal de São João Batista, local tem águas cristalinas e é perfeito para quem curte o contato com a natureza. Fica a poucos quilômetros do Centro da Cidade e é bastante visitado no verão.
06 | Cascata do Alho. Major Gercino
O local vem passando por transformação, em razão da construção de uma pequena usina elétrica, mas ainda guarda beleza natural e é ponto bastante visitado em dias quentes. É um dos pontos mais visitados no município de Major Gercino.
07 | Museu Cultura Italiana. Nova Trento
O Museu da Cultura Italiana é um dos maiores museus de Santa Catarina, com seu acervo de mais de 10.000 peças únicas ele também tem anexado o mercado de pulgas, onde pode ser comprado antiguidades para ser levado como recordação.
08 | Morro do Barão. Nova Trento
O Monte do Barão é o mais alto da região, com 1,14 metros acima do nível mar. É possível acessar o local por Nova Trento e Botuverá. No seu pico há um conjunto de rochas gigantes, empilhadas naturalmente uma em cima da outra, como que formando uma pequena cabana.
09 | Casarão Gallotti. Tijucas
Pertencente à uma tradicional e importante família de Tijucas, a imponente residência dos Gallotti foi construída no século XIX e desde então se consagrou como importante patrimônio histórico do município. Reinaugurado em 15 de dezembro de 2009, o Casarão Gallotti tem recebido inúmeros visitantes todos os dias. Além de eventos e programas, o Casarão Gallotti também está de portas abertas diariamente para visitação, em especial, do Museu Tijucas, que funciona no local.
10 | Monte Bella Vista. Nova Trento
O Monte Bela Vista também fica em Nova Trento, está a mais de 850 metros acima do nível do mar, e é acessado pelo Mosteiro, próximo ao Santuário Santa Paulina. Para chegar ao topo é necessária uma boa caminhada. Do alto é possível ter uma visão privilegiada do Santuário e de toda a região.