A Cia. Stravaganza, de Porto Alegre/RS, circula com o espetáculo ‘Pequenas Violências – Silenciosas e Cotidianas’ passam por dez cidades catarinenses, desde 18 de outubro até domingo, 06, pelo Palco Giratório Sesc. O mote da peça parte de um fato corriqueiro e aparentemente sem maior gravidade: um atropelamento no qual não há vitimas fatais. A partir do olhar de diferentes testemunhas desse acidente a trama evolui como um quebra cabeça e acaba revelando que, por trás desse acontecimento ‘banal’ – algo mais terrível está para ocorrer. Realizada inteiramente com a luz de lanternas manipuladas pelos próprios atores, a montagem recebeu prêmios de encenação, dramaturgia e atuação.
As apresentações gratuitas já ocorreram em Joinville, 18, Canoinhas, 20, São Bento do Sul, 22, Jaraguá do Sul, 23, Itajaí, 26, – na programação da Aldeia Palco Giratório – além de Blumenau, 30, Rio do Sul, 01, e Brusque, 03. Neste sábado, 05, às 19h30, será em Tijucas, no Anfitetaro Leda Regina de Souza, e domingo, 06, em Balneário Camboriú.
Em Itajaí, o grupo ministrou uma oficina com o tema ‘O ator em jogo’ – uma introdução à poética da cena teatral desenvolvida pela Cia. Stravaganza em seus 27 anos de atividades.
Palco Giratório
Em sua 19ª edição, o Palco Giratório, projeto nacional do Sesc já consolidado no cenário cultural brasileiro, promove a circulação de 20 companhias e 38 espetáculos de diferentes estados. Até o final do ano leva 728 apresentações artísticas para 145 diferentes cidades brasileiras, percorrendo todo país e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.
Brique do Sesc
Domingo, 06 , será dia de “Brique do Sesc” em seis cidades de Santa Catarina. Com o objetivo de valorização da cultura local, a Instituição promove feiras de artesanato, antiguidades, de trocas, e de produtos regionais feitos em pequena escala, em um evento para toda a família. Este projeto reúne expositores, artesãos e agricultores familiares, e dá a oportunidade para apresentarem e comercializarem seus produtos, trazendo uma solução sustentável e incentivando a profissionalização dos participantes.
Esta edição do “Brique do Sesc” acontecerá em Balneário Camboriú, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Tubarão. Além das feiras, a programação conta com atividades recreativas, apresentações artísticas, espaços de leitura e contação de histórias, entre outras ações.
Em entrevista ao Jornalismo da Super FM, Kamila Rodrigues Debortoli, do Sesc Ler de Tijucas, informa sobre os dois eventos nesse fim de semana.
Ouça