Duas famílias do bairro Timbezinho em São João Batista tiveram que deixar as casas por volta das 15h30 desta quinta-feira, 22. O coordenador da Defesa Civil, Ivânio Pizzi, juntamente com o prefeito Daniel Netto Cândido e a assistente social Márcia Gisele Amorim estiveram no local. Segundo assistente social, como em uma das casas a estrutura ficou comprometida, os moradores não poderão mais retornar lá e a outra família temporariamente poderá continuar na casa após o fim da chuva.
No loteamento Isaias Piva, na Ribanceira do Sul moradores levantam móveis. Nesse bairro a água está passando por cima da rua na estrada geral. Caso chegue a 6,50 metros a água já entra em algumas residências.
Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de São João Batista através dos telefones; 48 9126.0474 | 48 9119.9407 | 48 3265.0195.
Para as pessoas que não tiverem onde se alojar a Prefeitura Municipal estará realizando o alojamento no Salão Paroquial da Igreja Matriz, no Centro.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: Permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Inundações/Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.