O secretário de Agricultura, Plácido Vargas, visitou nesta quarta-feira, 18, o Distrito de Pirabeiraba, na zona Norte de Joinville. Representantes da Epagri e do Sindicato Rural acompanharam o secretário. “O nosso objetivo foi conhecer uma plantação de pupunha. Fomos ao canteiro de mudas, numa roça plantada e na agroindústria. Descobrimos um produto plenamente adaptável a nossa região”.
Plácido destaca que se trata de mais uma opção para agricultura. “Em dois anos já é possível colher”, acrescenta.
O próximo passo, segundo o secretário, é difundir junto aos agricultores e quem tiver interesse em plantar essa variedade de palmito. Vargas argumenta que são muitas vantagens, além do tempo da colheita ser rápido, ao se extrair o palmito, a palmeira juçara, por exemplo, é sacrificada, enquanto que a de pupunha possui “filhotes” que brotam do tronco principal e em alguns casos, quando for cortar, já brotou”.
As plantas iniciam a produção me média no terceiro ano depois do plantio tendendo a frutificação a estabilizar-se a partir do sexto ano. “Após o terceiro ano, todo o ano tem palmito para ser extraído”.
Informações da Assessoria de Impresa