Cinco empresas de São João Batista estão participando de feira em Bogotá na Colômbia. A IFLS + EICI: 34ª International Footwear and Leather Show e a 16ª Exhibición Internacional del Cuero e Insumos, Maquinaria y Tecnología , acontece de dois a quatro de agosto. Com apoio do Sebrae, Assintecal e Apex, a Palmiflex, Planeta Pé Injetados, Quimicolla, R&S Fachetes e KS Solados.
Estas duas exposições juntas formam o maior evento da Colômbia voltado ao setor calçadista, recebendo visitantes de diversos países da América Latina. A estimativa da organização é receber 11 mil compradores para seus 570 expositores nacionais e internacionais. A expectativa do Brasil é ampliar o destaque junto ao mercado latino americano e as relações com o mercado da Colômbia, que só crescem: na edição do ano passado (julho 2015), as empresas participantes (20) concretizaram US$ 785 mil entre negócios imediatos e nos 12 meses seguintes (pós feira).
Em alta dentro do mercado latino com diferencial em design, tecnologia, sustentabilidade e originalidade nos produtos, as empresas brasileiras chegam à Colômbia após participarem no Brasil do Inspiramais – principal Salão de Design de materiais para moda da América Latina, o que atrai muitos compradores para conhecer os lançamentos do mercado dentro da originalidade made in brasil.
“O perfil do visitante de ambas feiras é composto por empresários, compradores e profissionais independentes dedicados à fabricação de calçados, acessórios e todo o tipo de produtos de moda, além de comerciantes e distribuidores de componentes para a indústria calçadista. O Inspiramais tornou-se um estopim para o mercado Latino Americano por ser o único Salão de Design de materiais. Nem todos os compradores estiveram no Brasil para acompanhar os mais de 600 lançamentos. É natural que essas empresas brasileiras cheguem com certo prestígio e aguçando a curiosidade do mercado colombiano, que recebem muito bem os produtos das empresas do Brasil”, lembra Milton Killing, Presidente da Assintecal.
Mercado para expandir
Os números também são atrativos. A Colômbia é a terceira maior economia da América do Sul e a quarta maior da América Latina. Em 2015, destacou-se em primeiro lugar no indicador de facilidade de fazer negócios, considerando os países da América Latina. No setor calçadista é o 4º maior produtor de calçados da região, com taxa acumulada de crescimento de aproximadamente 36%, no período de 2008 até 2014, passando de 66 milhões de pares produzidos, em 2008, para 90 milhões, em 2014.