Grupo de empresários de São João Batista participou nesta segunda-feira (25), de palestra com o presidente Nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, em Florianópolis. No evento foi detalhado o Programa Bem Mais Simples, que visa diminuir a papelada, reduzir as filas e combater a burocracia na formalização de negócios.
Lançado em fevereiro, o programa Bem Mais Simples vai diminuir a burocracia e facilitar o ambiente de negócios no País. Para melhorar a eficiência da gestão pública e a vida do cidadão, o programa apresenta cinco diretrizes: eliminar exigências que se tornaram obsoletas com a evolução tecnológica; unificar o cadastro e a identificação do cidadão; permitir o acesso aos serviços públicos em um só lugar; guardar informações dos cidadãos para consultas; além de resgatar a fé na palavra do cidadão, substituindo documentos por declarações pessoais.
De acordo com o diretor financeiro do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), Marcelo Leite, o projeto piloto foi desenvolvido em Brasília e agora será estendido para Santa Catarina, já que grande parte das empresas no estado são médias e pequenas. O diretor explica que parte da ação vai depender dos municípios aderirem ao programa.
Para o presidente do Sincasjb, Almir dos Santos, o projeto vai melhorar o ambiente de negócios e estimular a criação de novos empreendimentos. O tempo médio para a abertura de uma empresa, por exemplo, pode passar de até 83 dias para apenas cinco dias. Com menos burocracia, os custos caem e a produtividade aumenta.