Três dias dedicados a negociações. O SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. A feira começa hoje, segunda-feira (23) e segue até quarta-feira (25) nos pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS). Será uma oportunidade de retomada nas vendas e de confirmar as projeções que indicam um segundo semestre de recuperação. De São João Batista, 10 marcas estão participando da feira. O evento, tradicional no calendário do setor, é o responsável por apresentar ao varejo as coleções de primavera e verão.
Serão 350 expositores, que juntos representam mais de 1,4 mil marcas. Com calçados e acessórios masculinos, femininos, infantis e esportivos, o SICC alcança uma representatividade do que é produzido pela indústria nacional acima de 80%. “Conseguimos atrair o que de melhor é fabricado no país em termos de moda, inovação, qualidade e conforto. São expositores altamente qualificados, e que estão nas vitrines de todo o Brasil e também de outros países”, afirma o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC, Frederico Pletsch.
Se a representatividade é alta entre os fabricantes, o mesmo pode-se dizer da qualidade do público. São esperados mais de 15 mil visitantes, que percorrerão os corredores da feira com o objetivo de renovar suas vitrines para o segundo semestre do ano. A organização do evento convidou diretamente alguns dos principais varejistas do país, que receberão passagem e hospedagem para estarem na Serra Gaúcha. Além dos compradores, a feira é reconhecida como polo de atração da inteligência do setor, com a circulação de estilistas, representantes, e formadores de opinião, gerando um importante momento de troca entre os principais elos da cadeia produtiva e do varejo.
FEIRA INTERNACIONAL – A 25ª edição do SICC também marca um momento de internacionalização da feira gaúcha. Consolidada no mercado nacional e referência para um dos grandes setores da economia, o evento passa a receber as atenções de compradores de outros países. O momento cambial e econômico tem facilitado essa aproximação. Neste ano serão 200 importadores que vêm de 46 países em busca do melhor da indústria brasileira. Novos mercados, como Japão, Letônia, Israel e Filipinas se juntam a tradicionais compradores do produto brasileiro, como Rússia, Equador, Chile e Arábia Saudita para fechar negócios em Gramado. Pensando nisso a organização criou o Espaço Exportação, dedicado a reuniões entre importadores e expositores da feira.
CONSOLIDADA – A expectativa é de que esta seja a maior edição já realizada do SICC. Além das novidades, inciativas que são tradicionais e outras implementadas nos últimos anos seguem fazendo parte da feira. Os estandes coletivos, que reúnem pequenas e médias empresas de polos produtores de calçados e acessórios, seguem prestigiados e trazendo ainda mais diversidade ao que é oferecido aos lojistas. Espaços como o Estação 3, que funciona como um shopping com grandes grifes em um estande diferenciado e teve ótima repercussão e vendas na última edição, e agora é mantido.
PROMOTORA – A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.