Atrair empresas e gerar emprego e renda. A meta da atual Administração Municipal de Canelinha vem se concretizando de forma rápida na gestão do Prefeito Moacir Montibeler (PMDB). Nesta segunda-feira (04), ás 15h, no Auditório da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, foi realizada a coletiva de imprensa e entrega oficial de um terreno de 131.949,66m2 à empresa Costa Rica Malhas e Confecções Ltda., dando continuidade à política de atração de empresas para a geração de emprego e renda no município.
A solenidade contou com a presença, além do prefeito, do Excelentíssimo Vice-governador, Dr. Eduardo Pinho Moreira, e os deputados federais Mauro Mariani e Rogério “Peninha” Mendonça, a Deputada Estadual Dirce Heiderscheidt, o vice-prefeito Edson Orsi (PMDB), secretariado, vereadores, o Conselho de Desenvolvimento Econômico, o diretor da empresa Costa Rica, Fabio de Lima Sanchez, a Gerente Deise Silvano, autoridades e empresários do Vale do Rio Tijucas, imprensa e comunidade.
A Costa Rica
Com sua matriz na cidade de Cambé, no Paraná, e com filial em Nova Trento, Santa Catarina, a Costa Rica Malhas e Confecções Ltda. é uma empresa conceituada nacionalmente especializada na produção de fios, malhas e confecção, com 44 lojas próprias em 23 estados brasileiros.
O plano para Canelinha é trazer sua matriz para Canelinha, um investimento de aproximadamente 120 milhões – entre obras civis, maquinário, equipamentos, tecnologia e outros bens, gerando aproximadamente 400 vagas de emprego, sendo inicialmente 180 empregos diretos e 130 empregos indiretos (contando a partir do seu funcionamento) e um faturamento médio mensal de 5,5 milhões, planejando para um futuro próximo ser a maior empresa têxtil do país. “Pretendemos em Canelinha fazer a maior fiação do Brasil. Somos audaciosos, mas com honestidade chegaremos no nosso objetivo. Pretendemos em março ou abril de 2018 estar operando na cidade”, declarou o diretor da empresa, Fabio de Lima Sanchez.
Na oportunidade, o vice-governador registrou em seu pronunciamento a importância do ato, não apenas para Canelinha, mas para Santa Catarina, que receberá uma empresa que mostra confiança em nosso estado. “Queremos que esta empresa brasileira seja muito grande, e catarinense. Parabéns ao prefeito Moacir e ao vice-prefeito Edinho pela decisão de não deixar escapar uma empresa deste porte, que vai gerar centenas de para os jovens da cidade”, declarou Pinho Moreira.
Conheça mais sobre o Promover – Programa Municipal de Emprego e Renda
Moacir Montibeler (PMDB), prefeito eleito em Canelinha pela 4ª vez – gestões 1989-1992, 1997-2000, 2001-2004, 2017-2020, vem novamente fazer história com o Promover.
Em 18 de dezembro de 1990, foi criada pelo atual, e então prefeito, Moacir Montibeler, a Lei Municipal no 1036/1990 de incentivo às empresas. Com base nesta lei, em 12 de novembro de 1991 foi concedido um terreno municipal para a empresa do ramo têxtil Buettner S.A. gerando centenas de empregos.
Em 1997, ampliando e criando novas condições para a instalação de empresas em Canelinha, surgiu então o Promover – Programa Municipal de Emprego e de Renda. Este novo programa, além de ampliar os benefícios para atrair novas empresas e ampliar as já existentes, criou o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município, que é o órgão consultivo do Poder Executivo para analisar as situações e os benefícios.
Objetivando tornar o espaço que era Buettner novamente produtivo, o município desapropriou a área. E através da Lei nº 3284/2017, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, autorizou nova doação para instalação imediata da Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda.
Calçados Ala – a 1ª empresa a ser beneficiada pelo Promover
No dia 30 de maio de 2017, a Administração Municipal de Canelinha entregou o termo de doação do terreno e as chaves do imóvel à Indústria e Comércio de Calçados Ala Ltda.
O empresário e ex-prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos (PP), agradeceu ao prefeito pelo apoio e todas as ações da Administração Municipal. “Quando procuramos o Moacir, recebemos o que precisávamos: o carinho e atenção de um prefeito. Para nós é um prazer muito grande ser recebido com tanta atenção por Canelinha. Nós tínhamos a necessidade de ampliar e crescer, e para mim é motivo de muito orgulho abrir a minha primeira filial nesta cidade. E tenho certeza que junto com o Ala virá outras empresas para Canelinha”, discursou o empresário.
A Indústria de Calçados ALA iniciou suas atividades no município dia 25 de julho, gerando mais de 250 empregos diretos e aproximadamente 150 empregos indiretos. Seu faturamento será no município, e os diretores Aderbal Manoel dos Santos e Alyson dos Santos já apresentaram para a Administração Municipal o projeto de ampliação da fábrica para o início de 2018. As primeiras contratações deverão ocorreram no início de julho.
Atualmente a filial produz 2.800 pares por dia, e tem como meta faturar 4.200 pares por dia por até final de 2017. Já foram faturados 32.000 pares sendo 3.400 exportados para Porto Rico e 10.000 exportados para o Paquistão.
“A prioridade número 1 da gestão é a busca da geração de emprego. Por isso, temos muito a agradecer ao Ala que abraçou a nossa ideia e foi a primeira empresa a investir aqui”, declara Montibeler.