A abertura de sete novas lojas este ano, sendo seis no segmento de “atacarejo”, marcam o ritmo acelerado de crescimento do Grupo Koch Supermercados, que se consolida no Litoral catarinense e expande para as regiões Norte do estado e Grande Florianópolis. Com a chegada do Komprão Koch Atacadista à cidade de São José, a rede ultrapassa a meta de ampliação geográfica e deve fechar o ano com crescimento de 40% no faturamento.
A inauguração da nova unidade será sábado (21/12), às 9h, na Avenida das Torres, no bairro Areias. O evento contará com solenidade e presença de autoridades locais, além de degustações de produtos e opções de entretenimento para a comunidade. O empreendimento conta com 10,5 mil m2 de área construída, sendo 4,5 mil m2 de área de venda e 300 vagas de estacionamento. Com a expectativa de receber mais de 80 mil visitantes por mês, o Komprão de São José emprega 180 novos colaboradores diretos e oferece um mix com 12 mil itens de mercearia, higiene, limpeza, eletrodomésticos, padaria e açougue, entre outros setores.
“Superamos nossas expectativas e corremos contra o tempo para entregar, ainda este ano, nosso atacarejo na Grande Florianópolis, onde chegamos para oferecer ao consumidor mais uma opção de compra com preços competitivos e serviços diferenciados. A loja de São José está excepcional, com layout moderno, confortável, priorizando a praticidade e o bem-estar dos consumidores”, enaltece o presidente do Grupo Koch, José Koch.
Ocupando a terceira posição no ranking das maiores redes supermercadistas catarinenses, o Grupo Koch está entre as 33 maiores do Brasil, conforme estudo publicado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A posição é fruto de investimento contínuo nos últimos anos. Desde 2012, a rede apresenta um crescimento médio anual de 25%, tendo fechado 2018 com faturamento de R$ 1,14 bilhão – um aumento de 33% em relação ao período anterior, enquanto a média do setor supermercadista nacional foi de 2,1%. Este ano, R$ 90 milhões são investidos nas inaugurações e a previsão é encerrar 2019 faturando R$ 1,6 bilhão nas 29 unidades pelo estado, sendo 16 lojas SuperKoch e 13 Komprão Koch Atacadista.
Mudanças para crescer
A flexibilidade de atuação em diferentes frentes de negócios, como a entrada no setor atacadista, o lançamento de loja com conceito express e a aposta no canal de e-commerce, mantem o Grupo Koch no ritmo acelerado. “Nós estamos sempre com o olhar atento às mudanças de comportamento do público. Em meio à crise econômica, os consumidores buscam novas formas de comprar, que são ainda mais diversificadas pela rápida inclusão tecnológica”, afirma José Koch. “Essa percepção constante nos guia para adaptar as estratégias e atender às expectativas e necessidades dos clientes, seja proporcionando lojas direcionadas para ofertas e vendas em grandes volumes; seja com praticidade, conforto e exclusividade no modelo express, na adoção de self-checkouts ou na venda online”.
O planejamento estratégico está estruturado por uma política empresarial que reúne experiência operacional, eficiência comercial e foco na gestão de pessoas. Visando cada vez mais a profissionalização dos negócios, os irmãos Koch transformaram a empresa em Sociedade Anônima, no início de 2019. Auditado por uma das consultorias Big Four, o grupo agora tem um Conselho Administrativo com membros independentes, além do Conselho de Família.
“Tudo o que alcançamos e continuamos a almejar é alicerçado na valorização das pessoas. Cada um dos nossos 4 mil colaboradores desempenha um papel fundamental nessa grande família Koch”, destaca o presidente. José Koch reforça que a boa relação com os fornecedores também é um grande diferencial para as conquistas, pois há uma forte parceria, proporcionando ganhos para todos os envolvidos. “Nossos parceiros comerciais são os verdadeiros responsáveis pela transformação do Grupo Koch nessa potência baseada em crescimento, evolução, desempenho que nos tornamos hoje. O fechamento de bons negócios com os fornecedores beneficia diretamente os nossos clientes na loja, com melhores preços e condições de compra”, reforça.
Responsabilidade social
A expansão traz como reflexo ainda o desenvolvimento econômico da região onde o Koch atua, com geração de emprego e renda. Já o envolvimento da comunidade é intensificado por meio das ações sociais, como o projeto Troco Solidário, que já reverteu mais de R$ 1 milhão para entidades das regiões onde há lojas do grupo. As iniciativas de apoio à cultura e ao esporte, por meio das leis de incentivo fiscal, também já renderam mais de R$ 500 mil em doações.
Uma história de sucesso A família Koch, de Antônio Carlos, em Santa Catarina, iniciou a trajetória no comércio de feiras livres na Grande Florianópolis, na década de 1980. O êxito na produção e venda de hortifrutigranjeiros impulsionou Sebastião e os irmãos Geraldo, José Evaldo, Antônio e Albano Koch a diversificar e ampliar os negócios. Foi assim que, em setembro de 1994, a família inaugurou o primeiro supermercado Koch, em Tijucas (SC).
Com garra e persistência, os irmãos transformaram a experiência de mais de 12 anos no ramo dos hortifrutigranjeiros em um empreendimento de sucesso. Seriedade, responsabilidade e comprometimento são princípios que norteiam a atuação do Grupo Koch. Ao adotar essa postura, a rede de supermercado recebe admiração e respeito de seus clientes, fornecedores e parceiros e se posiciona entre as empresas que mais se desenvolvem no seu ramo de atuação há 25 anos. |