A Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc), que ocorre de 17 a 19 de setembro, no Centro de Eventos de São João Batista, contará com três palestras voltadas para as inovações na busca por soluções no setor.
Promovida pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), a feira tem como foco aproximar fabricantes dos fornecedores por meio de negociações, networking e capacitações.
Por isso, neste ano, a primeira palestra oferecida aos visitantes ocorrerá às 17h de terça-feira, 17, com Ademir de Sousa e Leandro Dorscheid, da empresa Soultec. O tema abordado será “Como transformar perdas em resultados”.
Todas as palestras têm entrada gratuita e são abertas para toda a comunidade que desejar participar. O credenciamento deve ser feito na hora, na recepção.
Dorscheid explica que a intenção será fazer uma conversa com o público focado em cima de um tema de relevância muito grande no país, que é a questão do Custo Brasil, sendo especificamente voltado para o custo industrial dentro do processo.
“Trabalharemos a tríade entre pessoas, processos e produtos, de acordo com a filosofia de Lean Manufacturing, que é o melhor sistema de gestão existente hoje”, explica.
O sistema destacado pelo palestrante traz uma gestão que busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade. “É preciso ter um olhar voltado para o mercado, no ponto de vista estratégico, ou seja, enquanto o empresário precisa estar com o olhar para fora da empresa, a equipe deve estar voltada para dentro”, avalia.
Logo após a palestra, às 18h30, haverá a abertura oficial da Seincc, com presença da direção do Sincasjb, autoridades e visitantes.
Na quarta-feira, 18, às 16h30, o designer de moda, Lucius Villar, do Fórum de Inspirações, é quem ministrará a palestra aos visitantes, com tema voltado para moda.
Villar é diretor criativo do estúdio LUV, um escritório de imagem que trabalha com consultoria de pesquisas de moda e comportamento, estratégia e posicionamento, identidade e universo visual, desenvolvimento de coleções e design de superfícies.
O estúdio LUV assessora diversas marcas de moda, e Villar possui grande experiência com pesquisas de moda e comportamento.
Busca de soluções
Para encerrar o ciclo de palestras, ainda na quarta-feira, 18, às 18h, Filipe Fagundes, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), da FCC, abordará o tema: Tecnologias do futuro para o mercado de calçados.
A palestra apresentará as estratégias, direcionadores e metodologias que a empresa FCC utiliza para inovar. Além de mostrar os aprendizados e oportunidades que identificam ao definir o processo.
Posicionada como uma empresa de ciência dos materiais, a FCC, de Campo Bom, no Rio Grande do Sul, tem como principal diferencial competitivo o investimento em inovação para buscar soluções para todas as indústrias atendidas, como a calçadista.
O desenvolvimento de produtos inovadores está na essência da empresa, que investiu aproximadamente R$ 32 milhões em P&D nos últimos três anos, trabalhando continuamente no aprimoramento e desenvolvimento dos produtos.
O investimento tem trazido resultados significativos para a empresa, que conta com 30% do faturamento atual vindo de produtos criados nos últimos dois anos.V