São João Batista é o 4º principal polo de calçados do país. Em 2001, o município conquistou, por meio da lei 12.076, de dezembro de 2001, o título de Capital Catarinense do Calçado. Segundo o Sebrae-SC, por meio do projeto Cidade Empreendedora, São João Batista possui, em média, 307 empresas, sendo que 150 são do setor calçadista, entre as indústrias formais, informais e atelieres. A produção de calçado do município gira em torno de 80 mil pares ao dia.
Na quarta-feira, 29 de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas da população brasileira. Conforme o levantamento, São João Batista tem 36.244 habitantes, o que representa um aumento de 3,36% em apenas um ano.
O dado coloca a Capital Catarinense do Calçado novamente entre os municípios com maior crescimento populacional em Santa Catarina, atrás apenas de Araquari (4,09%) e Itapema (3,37%). O aumento no número de moradores, nos últimos dez anos, corresponde a um salto de 53,90%.
Atualmente, as pequenas, médias e grandes empresas do setor calçadista exportam seus produtos para os países destino: Equador, Peru, Chile, Colômbia, Bolívia, Paraguai, Argentina, Rússia, Costa Rica, Panamá e Uruguai.
Existe ainda um projeto de exportação no polo para capacitar o setor de componentes para exportação e já iniciou com 5 empresas. Hoje, a exportação no polo representa mais de 20% das vendas.