O projeto Horta na Escola já é realidade na Rede Municipal de Ensino de Canelinha, junto com o Cras e Aldeia Indígena, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através da equipe técnica em conjunto com a Secretaria de Educação.
A Escola Professora Realina Feller Roberti no bairro Moura, Cras e a Aldeia Indígena, já foram contempladas. A previsão é que seja implantado em todas as escolas até o início de agosto.
O objetivo do projeto é implantar as hortas, trabalhar a multidisciplinaridade envolvendo todas as disciplinas e diferentes segmentos da escola em ações de educação ambiental e sustentabilidade na agricultura. Com o desenvolvimento do projeto é esperado também, a promoção da mobilização social com a conscientização dos alunos envolvidos, e de maneira paralela melhorar a qualidade da alimentação servida na escola.
As ações deste projeto visam também despertar o interesse do aluno no cuidado com o meio ambiente. Além de complementar a merenda escolar e a alimentação de algumas famílias, os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas. Os professores podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.