As férias coletivas nas indústrias de calçados de São João Batista estão programadas para 19 de dezembro até 07 de janeiro. Já as atividades nas creches do município serão finalizadas no dia 14 de dezembro e só retorna em 23 de janeiro e a divergência no calendário gerou um ofício do setor industrial pedindo adequação.
Divergência nas datas de férias do setor público com o da indústria calçado tem sido alvo de cobranças por parte do empresariado, por gerar perdas para de produção com a falta de trabalhadores que são obrigados a ficarem em casa com os filhos e também para os operários, que tem os dias descontados do salário.
Na sessão da segunda-feira (03) o vereador Fábio da Ravel apresentou indicação pedindo solução para o problema, e na sexta o Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (Sincasjb) encaminhou ofício para Prefeitura Municipal.
De acordo com o Sincasjb, os pais que necessitam deixar seus filhos nas creches municipais, pois não possuem outros recursos para poderem cumprir seu horário de trabalho, não terão capacidade de cumprir o período de trabalho durante as férias/interrupção nas creches municipais.
Situação industrial de São João Batista se assemelha ao de Tijucas. Na cidade vizinha foi instituída a Colônia de Férias, destinada a crianças cujos pais estejam trabalhando normalmente no período de recesso escolar. São vagas oferecidas em turmas de Berçário I e II, Maternal e Jardim.
“Por ser base da economia da região, as fábricas de calçado que sempre possuíram férias coletivas entre os dias mencionados, terão prejuízos com a data de férias/interrupção das creches municipais, o que trará prejuízos também para os cidadãos e todo o município”, afirma o Sincasjb no ofício.
No documento protocolado na Prefeitura o sindicato pede urgência na apreciação do pedido. A Administração Municipal já divulgou o calendário de atendimento na Rede Municipal de Ensino. Os atendimentos nas creches serão finalizados no dia 14 de dezembro e retornam em 23 de janeiros, para as escolas e pré-escolares as aulas terminam dia 12 de dezembro e o ano letivo para as escolas começam dia 11 de fevereiro e 05 e 06 de fevereiro nos núcleos infantis.