Situado junto à sede do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), na Ribanceira do Sul, o espaço inaugurado na manhã desta terça tem capacidade para abrigar 60 mil mudas. A breve cerimônia contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino, secretários, o prefeito Daniel Netto Cândido, o promotor de justiça, Nilton Exterkoetter, os vereadores Almir Peixer, Élio Weber e a presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte.
Destinado à produção de mudas nativas para o reflorestamento, o Viveiro tem 80 metros quadrados e será utilizado também para aulas de educação ambiental do projeto: “Plante Uma Muda, Cultive Uma Vida”.
A secretária de educação, Roseli Peixer Tomasini descreve que ficou muito feliz com a iniciativa do Sisam. “Algo fantástico, pois as crianças verão essa semente germinar, é diferente tratar do assunto dentro da sala”, destacou.
A presidente da Câmara parabenizou todos os envolvidos e citou a importância das crianças colocarem a ‘mão na massa’. “É uma experiência inesquecível e às vezes até única para eles inseridos num mundo tão tecnológico”.
A diretora da autarquia, Andréia Costa Azevedo informou que o objetivo é cultivar árvores para reflorestamento, além de mudas de plantas e flores ornamentais para manutenção do jardim que fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) e em diversos pontos da cidade.
“É muito importante que as crianças entendam o quanto é essencial a preservação do meio ambiente e saibam que essa muda vai ajudar a recuperar matas ciliares”,
O prefeito Daniel acrescentou que o Sisam está trabalhando em obras muito importantes, como o saneamento, ampliações de rede e drenagens, investimentos bem maiores que o viveiro, mas isso não diminui a importância. “A essência desse projeto é o que mais vale, pois o que queremos é deixar para o futuro da cidade a mensagem de preservação. Que essas crianças que participarão do projeto possam entender a importância de cuidar daquilo que foi dado a nós por Deus e temos por obrigação zelar”.
Outros projetos
Desde 2017, a autarquia realiza também o projeto Recicle com o Sisam, em que foram desenvolvidos várias ações, como palestras, orientações no semáforo e teatro para crianças sobre a importância de reciclar.