A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) iniciou o processo de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e o Programa de Iniciação à Pesquisa (Pipes), sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).
Nos dois editais, os responsáveis pelos projetos de pesquisa devem inscrevê-los na Plataforma PROPPG, que serão encaminhados às direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros após apreciação e aprovação das propostas em departamentos, comissões de Pesquisa e conselhos.
As unidades de ensino elaborarão seus próprios calendários e darão ampla divulgação interna. Após essas seleções, poderão ocorrer as inscrições dos estudantes, conforme as regras dos editais. Esse procedimento de cadastro será pré-requisito para a concessão da bolsa, que terá valor de R$ 400, carga de 20 horas semanais e vigência de 12 meses a partir de 1º de agosto.
A definição da quantidade de bolsas a ser oferecida pelo PIC&DTI depende ainda de edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para o qual a Udesc fará uma contrapartida em dobro. Já o Pipes dará quatro bolsas para cada curso de graduação que ainda não tem pós-graduação stricto sensu. Mais informações podem ser obtidas com as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros.
Sobre os programas
O PIC&DTI é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa de estudantes de graduação. Nele, os centros de ensino receberão dois terços das cotas pelos programas de bolsas de Iniciação Científica (Probic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Probiti), da Udesc.
O restante das vagas será financiado pelos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPq.
Por sua vez, o Pipes busca desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de acadêmicos de cursos de graduação que ainda não têm pós-graduação stricto sensu.
Com informações e foto Secom