A Presidência da Câmara Municipal de São João Batista sofreu algumas alterações desde esta segunda 29, primeiramente Carlos Francisco da Silva, que assumiu a Presidência em 01/01/2015 apresentou carta de renúncia ao vice, Vilmar Francisco Machado, pois ciente da iminência da vacância do cargo de Prefeito Municipal, eis que Daniel Netto Cândido eleito para o mandato 2013/2016 restou cassado pelo TSE em recente decisão, assim, Carlinhos (como é popularmente conhecido), renunciou a Presidência para resguardar sua candidatura a vereança 2017/2020, deixando nas mãos de Vilmar Francisco Machado as rédeas da casa legislativa.
Ato contínuo, na terça 30, o então presidente Vilmar Francisco Machado de posse do ofício nº 041 da 53ª Zona Eleitoral/SC acatou ordem do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, promovendo o imediato afastamento do Prefeito Daniel Netto Cândido e seu Vice Élio Peixer, tomando posse provisoriamente do cargo de Prefeito Municipal até a realização de eleições indiretas. Veja a íntegra do ofício recebido no link: Of. Tribunal Regional Eleitoral de SC.pdf
Assim, Mário José Soares assumiu a presidência da Câmara de São João Batista, e já na quarta 31, respeitando o prazo disposto no Regimento Interno, convocou o primeiro suplente da coligação PPS+DEM à que pertencia o Prefeito Interino Vilmar Francisco Machado, para suprir a vaga. Nelson Zunino Neto, convocado, tomará posse como Vereador na próxima sessão plenária prevista para a próxima segunda-feira, 05 de setembro.