Um flagra na manhã desta quarta-feira (02), mostra um caminhão caçamba da Prefeitura de São João Batista, prestando serviços em um terreno particular no Centro de São João Batista. No momento em que foi fotografada, a caçamba descarregava material do pátio de uma indústria, atrás do Posto de Saúde Central.
O serviço estava sendo executado em empresa de propriedade da família do vereador Gilberto Montibeller (PMDB). Apesar de ser considerado crime, o uso de equipamentos em serviços particulares é comum no município. A utilização é impedida por lei, e gera prejuízo aos cofres da Prefeitura.
A Lei 201/676, que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores por apropriar-se ou desviar indevidamente bens públicos em proveito próprio ou alheio, tem penas que variam de dois a 12 anos de reclusão. Uma denúncia anônima aponta que tanto o funcionário que manipulavam a caçamba, como o combustível, foram pagos pela prefeitura.
Um grande volume de material de aterro já estava disposto ao lado da empresa. A caçamba, no entanto, descarregava material em uma área na parte da frente. Os trabalhos com equipamento da prefeitura em serviço particular chama atenção por acontecer em propriedade da família do vereador Gilberto Montibeller, que vem fazendo campanha para redução do salário dos parlamentares em São João Batista.