O prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, participa de 15 a 18 de maio, da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. De São João Batista também integram a comitiva catarinense os vereadores Almir Peixer, Alécio Boratti e a presidente da Câmara, Rúbia Alice Tamanini Duarte.
Com expectativa de receber ao menos 5 mil pessoas, a 20ª edição da Marcha terá presença de peso dos prefeitos e prefeitas catarinenses. A Fecam – Federação Catarinense de Municípios – em apoio ao evento promovido pela CNM – Confederação Nacional de Municípios – tem convocado todos os integrantes das administrações públicas locais a participar da Marcha e garante expressivo comparecimento. Ao todo, já são mais de 300 catarinenses confirmados para o evento, entre prefeitos, vereadores e membros da administração pública de modo geral.
A presidente da Fecam, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José, reforça o convite. “Os municípios estão com atribuições cada vez maiores e a população espera os serviços dos gestores, que não suportam mais essa concentração de recursos pelo governo federal. A Marcha é uma ótima oportunidade de lutarmos pela melhoria da divisão dos tributos e por mais atenção as administrações municipais”, enfatiza.
O prefeito Daniel destaca que o Fundo de Participação dos Municípios cai assustadoramente. Somado a isso, dos programas federais que executam nas cidades, dois terços o Município que banca.” É uma conta que não fecha. Por isso, é importante lutarmos pelos nossos direitos”, argumenta.
Após duas décadas de realização, a Marcha se consagra como o maior evento político do mundo em termos de número de autoridades presentes. Gestores municipais de todos os Estados costumam ir a Brasília para discutir, junto de representantes das três esferas do Poder, problemas que atingem os Municípios, suas possíveis soluções e, com isso, definir e alinhar a pauta prioritária do movimento municipalista brasileiro.
Saiba mais
O evento ocorre no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil – na Capital Federal. Logo no primeiro dia do evento, as lideranças municipalistas estão convidadas a participar da Comissão Geral no Congresso Nacional. A Câmara dos Deputados cedeu o Plenário Ulysses Guimarães para o encontro, em que prefeitos, presidentes de estaduais e outros representantes locais poderão debater com os parlamentares do Legislativo federal as questões atuais da crise financeira que afeta os municípios.
Ouça a Reportagem